Comemorações terão início no próximo dia 14, com celebração eucarística na Catedral Metropolitana
A Arquidiocese de Fortaleza começou os preparativos para celebração do Jubileu Centenário. As festividades terão início no próximo dia 14, com celebração eucarística na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo da Capital, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.
A missa marca também os 100 anos da Catedral como realidade arquidiocesana, sendo "mãe" de outras igrejas que nasceram com a missão da arquidiocese. O Ceará possui nove igrejas dioceses, representando entidades territoriais administradas por um bispo. O Jubileu Centenário vai até novembro de 2015, considerado o ano da caridade.
Em carta às lideranças da Arquidiocese, dom José Antônio destacou a importância do Jubileu. "Queremos reconhecer os dons do amor de Deus, que têm sido abundantes nos 100 anos passados, desde que a Diocese de Fortaleza se desdobrou em tantas outras igrejas diocesanas", exaltou o arcebispo.
Outros eventos estão programados. Entre eles, a Caminhada com Maria, que celebra o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção, e será realizada em agosto de 2015.
O encerramento arquidiocesano do Jubileu será encerrado no dia 14 de novembro do próximo ano. Após as festividades, os fiéis vão participar da exposição histórica na Cripta da Catedral. As visitas serão guiadas por membros da Arquidiocese, que apresentarão acervos da Igreja. Segundo dom José Antonio, o objetivo é mater a história católica viva na memória dos fiéis.
As celebrações também marcam os 100 anos da Catedral de Fortaleza como realidade arquidiocesana. No Ceará, há nove igrejas dioceses
FOTO: JOSÉ MARIA MELO
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário