O Cardeal percorreu todas as etapas de preparação a este Sínodo, desde que foi anunciado por Francisco em outubro do ano passado. Sobre a metodologia adotada, Card. Baldisseri ressaltou aRelatio Synodi, ou seja, o relatório final desta Assembleia que se tornará, com as necessárias adaptações, o documento preparatório para o Sínodo sucessivo, em outubro de 2015. Diferentemente das outras edições, não haverá as Proposições.
De modo especial, o purpurado citou o Questionário enviado a todas as dioceses do mundo, do qual emergiu a várias situações da família nos cinco continentes. As respostas, disse o Card. Baldisseri, foram dadas com espírito de liberdade e de sinceridade.
“Todos estamos conscientes de que na liberdade cresce a comunhão fraterna, se enriquece o debate e se identificam as escolhas pastorais mais adequadas à família de hoje. O sentir-se livre mostra a qualidade do homem, capaz de buscar a Verdade, que não é um conceito abstrato, fruto de especulação filosófica ou teológica, mas a pessoa de Cristo. Daqui é necessário partir.”
Outra novidade será também o uso da rede social Twitter, para transmitir sinteticamente as notícias mais importantes dos trabalhos sinodais.(BF).
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário