04/10/14 – Sábado XXVI Semana comum – S. Francisco de Assis
– Jó 42,1-3.5-6.12-16 – “provado e aprovado por Deus”
Depois de ter passado por vários tropeças e de ter reconhecido sua fraqueza e incapacidade diante dos acontecimentos, Jó se rendeu à Onipotência de Deus e foi por Ele abençoado. Na história de Jó nós temos uma analogia do homem justo que tem a sua vida restaurada após ter sido provado e aprovado por Deus. Assim também acontece com cada um de nós que tem paciência na hora da provação e põe a sua confiança nas obras do Senhor. A dor que vivenciamos em Deus é, com certeza, transformada por Ele, em amor e nunca seremos abandonados. Pelo contrário, ressurgiremos como Jó, cheios de mais graças e bênçãos. No meio das intempéries da vida adquirimos maturidade humana e conseguimos dominar os impulsos da nossa carne fortalecendo a nossa vontade em fazer tudo conforme os desígnios de Deus. Na sua constatação Jó dá testemunho de que antes só conhecera o Senhor por ouvir falar, mas, com o sofrimento ele pôde enxergá-Lo com os seus olhos. Assim também, nós, só teremos um encontro verdadeiro com Deus quando sentirmos a sua presença amorosa, a sua misericórdia e a sua compaixão, nos momentos difíceis de aflição e de tribulação. Aí, então, perceberemos que os nossos valores mudaram e que as coisas que o mundo aplaude, para nós não têm a mínima importância. Recebemos muito mais graças de alegria, de paz e de conforto. – Você já passou por alguma experiência de grande sofrimento, em Deus? – O que mudou em você depois de tudo passado? – Você tem medo de sofrer? – Você confia que Deus tem poder para fazer você renascer das cinzas?
Salmo 118 – “Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos”
A nossa perseverança e confiança nas promessas de Deus rendem para nós frutos de bom senso, retidão e sabedoria. Depois que somos provados e humilhados nós adquirimos muito mais força e capacidade para saber fazer a vontade do Senhor. Confiando nos julgamentos do Senhor nós progredimos rumo à santidade com mais firmeza e convicção. As leis e os mandamentos do Senhor iluminam os nossos passos.
Evangelho - Lucas 10, 17-24 - " felizes os que vêm e ouvem o Senhor”
Neste Evangelho Jesus nos conscientiza de que a grande alegria que devemos cultivar é a de atender ao chamado de Deus para cumprir com a missão que Ele destinou a cada um de nós. Por isso Jesus argumentou com Seus discípulos que alegria muito maior é a que acontece no céu, por causa da nossa entrega ao chamado de Deus para falar em Seu Nome. Portanto, a nossa alegria consiste em fazer a vontade de Deus e atender ao Seu chamado. Como batizados (as), somos enviados (as) por Jesus a pregar o Evangelho a toda criatura, em todo o mundo. Para nós, também é uma glória saber que os nossos nomes estão escritos no céu quando nos dedicamos a evangelizar pregando a boa nova por onde andamos. Entretanto, o nosso serviço só dará frutos se também nos sentirmos pequeninos, necessitados da graça de Deus. Assim como exultou no Espírito Santo diante dos Seus discípulos, Jesus também o faz hoje, porque o Pai nos revela as coisas do Seu coração. Só os humildes e pequeninos podem "entender" os mistérios do céu. Só quem conhece o Pai é o Filho e aquele (a) a quem o Filho o quiser revelar, por isso, entreguemo-nos às sugestões do Espírito Santo a fim de podermos conhecer o Pai. Só os pequeninos, os que se abrem podem enxergar as maravilhas de Deus. Jesus é a própria revelação de Deus e todos os que O aceitam e Nele creem, são os pequeninos que veem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor. Somos felizes porque os nossos olhos veem mais além das aparências e podemos, na reflexão da Palavra de Deus, descobrir os Seus mistérios, os Seus planos para nós e para a humanidade, por nosso intermédio. Jesus refere-se aqui aos olhos que veem sob a ação do Espírito Santo. Ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar: são essas as ações a que somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida. Não percamos tempo: o Senhor tem muito a nos mostrar e também, a nos falar. - Você é uma pessoa atenta aos mistérios de Deus? - Quando você medita sobre a Palavra de Deus você se limita ao que está escrito, ou você percebe nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida?- Você confia em que o seu nome também está escrito no céu?- Você tem falado em nome de Deus?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário