sexta-feira, 31 de outubro de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

31/10/2014 - Sexta Feira – XXX semana comum 

 - Filipenses 1, 1-11 – “vínculo de ternura e de amor”
 
Nesta carta São Paulo dá graças a Deus pela comunhão que havia entre todos aqueles que estavam em unidade com a Igreja nascente, no projeto de salvação para a humanidade que Jesus Cristo veio apresentar. Daí, podemos deduzir que o conhecimento e a experiência com o Amor do Pai que nos foi revelado por Cristo nos levam a ter comunhão com todos os nossos irmãos e irmãs e a nos manter fiéis uns aos outros, tanto nas horas alegres como nos momentos difíceis. Existe no círculo daqueles (as) que se unem para a oração, um vínculo de ternura e de amor que emana de Cristo e faz com que cada dia mais eles se tornem cúmplices da mesma graça e da sabedoria de Deus. Por isso, devemos sempre interceder, como São Paulo, uns pelos outros, a fim de que possamos discernir o que é melhor para nós a fim de que a obra que Deus já começou a realizar em nós alcance a perfeição. A graça de Deus agindo em nós nos leva à comunhão recíproca e aumenta o nosso conhecimento e a nossa experiência com o Seu amor. Consequentemente, os frutos de justiça e santidade que oferecemos ao mundo, nos fazem puros e sem defeito para o dia de Cristo. – A sua oração em comunidade o (a) tem levado a ter ternura e afinidade para com aqueles (as) que oram junto com você? – A graça que o (a) sustenta é a mesma graça que tem sustentado aos seus irmãos e irmãs de comunidade ou você se sente mais ou menos agraciado (a) que os (as) outros (as)?

Salmo 110 – “Grandiosas sãos as obras do Senhor”
 
Deus realiza as suas grandes obras no meio do seu povo que se reúne em oração. Somente quando nos detemos para refletir nós poderemos perceber a grandiosidade dos feitos de Deus entre nós e assim temos a capacidade para agradecer e exaltar o Seu Santo Nome. Um coração grato e reconhecido é um poço de alegria que atrai a bondade e a misericórdia de Deus.

Evangelho – Lucas 14, 1-6 – “O dia de sábado para nós”
 
Apesar do silencio dos mestres da Lei e dos fariseus Jesus sabia o que estava escondido na sua mente, por isso “acintosamente” tomou a mão daquele homem hidrópico (que sofre de hidropisia, doença que consiste no acúmulo de água no corpo) e o curou. Jesus não escolhia dia, hora nem lugar para envolver-se com aqueles que Dele se aproximavam, pelo contrário Ele até os procurava com o olhar e mesmo sem que o pedissem Ele os tocava e curava-os, ainda que fosse “dia de sábado”. Dessa forma, neste Evangelho Jesus nos ensina a sermos coerentes nas nossas atitudes e não deixar para depois o bem que poderíamos fazer hoje. O dia de sábado para nós, hoje, poderá significar também algo que o mundo recrimina e proíbe que façamos e por isso barramos o bem que poderia acontecer. Quantas vezes deixamos de realizar alguma boa obra porque o dia não nos é conveniente ou porque as regras do mundo não nos permitem fazê-lo! Temos medo até de ajudar a alguém porque podemos estar caindo em alguma emboscada e nem sequer paramos para escutar as pessoas que nos procuram, até mesmo quando estamos na Igreja ou muito ocupados (as) na nossa oração! Apesar de já ter descoberto o reino de Deus e de querer servir ao Senhor, nós ainda damos muito crédito às normas dos homens e aos comentários das pessoas que observam as nossas ações. Demonstramos muita preocupação em dar satisfação aos outros e ainda não temos consciência de que primeiramente precisamos dar satisfação a Deus que sonda o nosso coração e conhece os nossos motivos. O que fazemos ou deixamos de fazer, por omissão, o que pensamos, julgamos e maquinamos está posto à vista de Deus e não poderemos esconder Dele. – E você tem tido medo de ajudar as pessoas para não envolver-se em alguma trama? – Qual será o dia ideal para se fazer o bem? – Você tem medo de comentários maldosos quando você faz o bem “em dia de sábado”? - Na sua realidade o que poderá ser o dia de sábado?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: