segunda-feira, 20 de outubro de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

20/10/2014 - 2ª. Feira XXIX semana comum 

– Efésio 2, 1-10 – “a graça da salvação é um presente de Deus”
 O 
príncipe deste mundo é o demônio! Ele tenta nos aprisionar à mentalidade do mundo, nos acena e quer nos atrair para as paixões da carne levando-nos à morte eterna que é a nossa separação da fonte de vida que é o Amor do próprio Deus, Pai e Criador. Jesus veio para nos libertar desta situação, no entanto, muitos de nós ainda continuamos vivendo esta realidade de sujeição aos artifícios do príncipe deste mundo. A vida e a morte estão ao nosso alcance!  Em nós está tanto o apelo para as boas obras como para as obras do mal, depende de nós a opção de dar passos para frente ou continuarmos retrocedendo no caminho da escuridão. Por isso, São Paulo é bem claro quando afirma: “é por graça que vós sois salvos”! Entretanto, se não abraçarmos a graça que Deus nos concede, com certeza continuaremos mortos, mesmo que ainda não tenhamos passado pela morte física.  Abracemos, pois, a graça da salvação que é um presente de Deus Pai, rico em misericórdia para conosco quando nos concedeu o dom da fé para que, crendo em Jesus Cristo,  possamos praticar todo tipo de obra boa. - Você já conseguiu sair da escuridão, da ignorância, do tempo que a carne imperava na sua vida? – O Espírito é quem  o (a) conduz? – Você tem praticado obras segundo a graça que Deus o concede?  
ou levando uma bagagem difcarga pesada que nosvrisiona, que nos

Salmo – 99 – “ O Senhor mesmo nos fez e somos seus.”


O salmo nos ensina a gritar que somos de Deus! Ele mesmo foi quem nos fez, somos seu povo e seu rebanho, portanto temos acesso à Sua graça. Precisamos proclamar isso à terra inteira a partir da nossa voz e do nosso serviço. Dizer e provar para todos que Deus é bom e que seu amor é fiel eternamente.
     
Evangelho Lucas 12, 13-21 - "felicidade interior x ambição  "

A ganância é uma arma que dispara contra o próprio ganancioso. O homem ou a mulher ganancioso (a) tem o coração regido pelo desejo de ter mais, de amealhar, de juntar egoisticamente e nunca estar satisfeito com o que possui. Quanto mais bens materiais alcança  mais e mais luta para conseguir. Acha que a sua vida "vale tanto quanto mais pesarem os seus bens" e não consegue  distinguir a diferença entre prosperidade e ambição. “A vida do homem não consiste na abundância de bens”, é o que nos afirma Jesus. Nós temos a tendência de confundir o anseio de felicidade que existe dentro de nós com a concupiscência do ter e do possuir mais. Tudo neste mundo contribui para alimentar em nós esta deformação da nossa alma. Desejamos a Deus e investimos nas coisas do inimigo de Deus. O homem da parábola foi chamado de “Louco” porque quis dispor da sua vida e preparar a sua alma para receber as benesses da sua provisão material. Ledo engano, loucura pura! Jesus nos adverte: "Cuidado com todo tipo de ganância!" Porém, a ganância e a ambição não estão ligadas somente ao material. Tudo quanto nós perseguimos com cobiça e queremos nos apropriar como atributo nosso se constitui empecilho para não sermos ricos diante de Deus. Deus deseja que o nosso coração seja livre de toda preocupação exagerada com o ter, com o possuir, com o poder. Ele sabe que a nossa alma não descansará em paz se o nosso ideal de vida estiver voltado para a nossa satisfação pessoal. Não sabemos quanto tempo de vida ainda teremos aqui. A nossa alma poderá ser pedida de volta, ainda hoje, e de quem serão os bens que acumulamos? Portanto, sejamos ávidos do amor de Deus que é a maior riqueza que  podemos possuir e, mesmo esse amor, nós não poderemos guardar somente para nós, porque assim estaremos sendo também, egoístas e gananciosos. Todavia, estejamos certos de que quem ama com o amor que vem do céu é rico diante de Deus e está pronto (a) para retornar à casa do Pai. A riqueza que ele (a) acumulou seguirá junto e será a oferenda perfeita que agrada a Deus  .- Onde você está guardando o "tesouro" que  tem acumulado? - Esse seu tesouro é uma oferta agradável ao Senhor?- O que você tem feito com o Amor de Deus que está no seu coração?-  Você tem outro entendimento desse Evangelho? Peça ao Espírito Santo para iluminar a sua mente e perceba qual a mensagem para a sua situação de vida atual.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: