quarta-feira, 1 de outubro de 2014

NA AUDIÊNCIA GERAL O PAPA FRANCISCO FALA SOBRE A DIVERSIDADE E A UNIDADE DOS CARISMAS NA IGREJA - CAPAZES DE AMAR

A «capacidade de amar» é um carisma que «todos temos», por isso é preciso pedir na oração que sejamos capazes de «amar muito», sobretudo a Igreja, e saibamos aceitar «com amor de filhos» todos os carismas presentes nela. Na audiência geral de quarta-feira 1 de Outubro, festa de santa Teresa do Menino Jesus, o Papa Francisco retomou as reflexões dedicadas à Igreja, tratando em particular da diversidade e unidade dos carismas presentes no seu interior. 
A este propósito recomendou a sua valorização, evitando contudo catalogá-los como causa «de confusão, de dificuldade» para as comunidades cristãs. De facto, para o Pontífice os carismas são «dons que Deus concede» à Igreja «para que possa crescer harmoniosa na fé». De resto, acrescentou, «o mesmo Espírito que proporciona esta diferença, realiza a unidade da Igreja». Ao mesmo tempo, o Pontífice alertou contra a tentação de transformar os vários dons concedidos pelo Espírito Santo em «motivo de inveja, de divisão e de ciúmes», porque «todos são importantes aos olhos de Deus». E isto significa, esclareceu, «que precisamos uns dos outros», até porque «cada dom recebido realiza-se plenamente quando é partilhado para o bem de todos». Esta imagem define bem a ideia que Francisco tem da Igreja. «E quando a Igreja, na variedade dos seus carismas, se exprime em comunhão, não pode errar: é a beleza e a força dosensus fidei, do sentido sobrenatural da fé, que é doado pelo Espírito Santo a fim de que, juntos, possamos entrar no coração do Evangelho e aprender a seguir Jesus na nossa vida», explicou.
Acrescentando depois ao texto preparado um pensamento sobre a festa de santa Teresa de Lisieux, o Papa recordou como a jovem carmelita, morta com vinte e quatro anos, desejou ser missionária. Mas, através da oração compreendeu «que o seu carisma era o amor». Por isso, é preciso pedir a sua intercessão para obter a capacidade de amar. Enfim, ao saudar os grupos de fiéis na praça de São Pedro, o bispo de Roma pediu para rezar também pelo iminente Sínodo dos bispos dedicado à família. Antes da audiência geral, Francisco teve um comovedor encontro na sala Paulo VI com as crianças deficientes assistidas nas estruturas fundadas pelo beato Luigi Monza.
Fonte: L"Osservatore Romano

Nenhum comentário: