segunda-feira, 22 de setembro de 2014

VISITA AO CENTRO DE BETÂNIA DE TIRANA: A FÉ SE TORNA CARIDADE CONCRETA



Tirana (RV) - Ao término da celebração das Vésperas, na Catedral de São Paulo, na capital albanesa, o Santo Padre visitou o “Centro de assistência Betânia”, fundada, em 1999, por Antonietta Vitale, agora idosa, para a assistência às crianças necessitadas e com graves problemas familiares.
Aos numerosos presentes, entre crianças e representantes de outros institutos e centros de caridade da Albânia, o Papa agradeceu as palavras de saudação da Diretora da Fundação e os depoimentos de um jovem e uma moça, que cresceram no Centro de Assistência Betânia.
O Pontífice agradeceu a presença de todos, da idosa Fundadora, presente, e o entusiasmo das crianças, e disse: “Em lugares como este, todos somos confirmados na fé, todos nos sentimos ajudados a crer, porque vemos que a fé se torna caridade concreta, leva luz e esperança. Esta fé, que age na caridade, move as montanhas da indiferença, da incredulidade e da apatia e abre os corações e as mãos para fazer o bem. E, falando do Centro de Betânia, o Bispo de Roma afirmou:
Este Centro testemunha que é possível uma convivência pacífica e fraterna entre pessoas de várias etnias e de diferentes confissões religiosas. Aqui as diferenças não impedem a harmonia, a alegria e a paz; pelo contrário, tornam-se ocasião de conhecimento profundo e de mútua compreensão. As diferentes experiências religiosas abrem-se ao amor respeitoso e eficaz para com o próximo; cada comunidade religiosa exprime-se através do amor e não da violência; não se envergonha da bondade”.
Por fim, o Santo Padre pediu a Nosso Jesus e à sua Mãe, a Virgem Maria, que abençoem o Centro Betânia e os outros Centros, que a caridade fez surgir e a Providência fez crescer. Abençoem todos os voluntários, os benfeitores e todas as crianças e adolescentes acolhidos. “Que o vosso Padroeiro Santo Antônio de Pádua – concluiu o Papa - os acompanhe neste caminho de serviço aos pobres e abandonados.
Com esta visita ao Centro Betânia, de Tirana, o Papa Francisco se dirigiu ao aeroporto internacional Madre Teresa, onde se realizou a cerimônia de despedida da Albânia. O Santo Padre manteve um breve encontro com o Primeiro Ministro albanês, na sala Vip, e por fim saudou e se despediu de todos os presentes..
Fonte: Rádio Vaticano

Assim, o Papa Francisco concluiu a IV Viagem Apostólica internacional do seu Pontificado. (MT)

Nenhum comentário: