domingo, 21 de setembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

21/09/2014 - XXV Domingo comum 

- 1ª. Leitura – Isaías 55, 6-9 – “A vontade de Deus é o caminho por excelência! ”

Deus nos chama à conversão mesmo quando somos os maiores pecadores e transgressores. Ele sempre se valeu dos profetas para enviar recados ao Seu povo com o intuito de  animá-lo, exortá-lo,  esclarecer as coisas e também consolá-lo. O profeta Isaías, aqui nos exorta a procurar a Deus enquanto Ele pode ser achado. Enquanto aqui vivemos, a todo o momento temos chances de nos voltar para Deus e de provar da Sua misericórdia e do Seu Amor.  Muitas vezes nos compreendemos tão miseráveis que imaginamos não ser possível receber o perdão de Deus, porque O comparamos conosco e cremos que Ele age da mesma forma que nós. Entretanto, o Senhor mesmo nos explica nessa leitura: os “meus pensamentos não são como os vossos pensamentos”. A maneira de Deus julgar é muito diferente da nossa, por isso, enquanto vivemos temos chance e oportunidade de mudar de vida. Os caminhos do Senhor estão acima das nossas pretensões e Ele deseja para nós muito mais do que nós mesmos (as) almejamos. A vontade de Deus é o caminho por excelência! Deixemo-nos, pois, buscar o Senhor e que Ele cumpra em nós tudo o que já estabeleceu para a nossa vida. -  Você confia que Deus procede assim com o pecador?  - Como é a sua experiência em relação a acolher a pessoa que procede mal? - Você dá alguma chance ou prefere “cortar o mal pela raiz?  - Como você se sente quando comete conscientemente um pecado e sabe que agiu mal? - Você gostaria de voltar no tempo para agir diferente do que fez ou acha que valeu a experiência?

Salmo 144 – “O Senhor está perto da pessoa que o invoca!”

O Senhor está atento às nossas súplicas e aberto para nos perdoar dos nossos pecados. Por isso, o salmista diz que Ele está perto de quem o invoca. Ninguém pode medir a grandeza do Senhor nem mensurar o Seu poder misericordioso, porém é preciso que nós tenhamos um coração sincero quando invocamos o Seu Nome. Ele é justo e Santo em toda obra que realiza em nós e atende aos nossos apelos sem tardar.

2ª. Leitura – Filipenses 1, 20-24.27 –  viver ou morrer, com Cristo

A grande motivação da nossa vida de cristão é a glória futura e a ressurreição dos mortos, porém, devemos fazer do nosso serviço ao Senhor um estandarte para peregrinar aqui na terra ainda por muito tempo. As palavras de São Paulo ecoam dentro do nosso coração e nos motivam a também nos entregar a Jesus para viver ou para morrer, quando ele dá uma verdadeira demonstração de que a sua vida está nas mãos de Deus.     A nossa vida deve ser posta em função do reino de Deus e o nosso caminhar uma busca perene da Sua vontade para nós. Se nós também pudéssemos dizer de todo coração que “o viver é Cristo e que o morrer é lucro”, nós não nos importaríamos com nada que pudesse nos suceder aqui na terra. Só uma coisa nos importaria: “viver à altura do Evangelho de Cristo”. Viver o Evangelho é seguir a trilha que a nossa alma anseia e ter todas as respostas que o nosso coração pede. Porém, nós podemos nos exercitar e, a partir de hoje, também, numa profissão de fé, proclamar a todos que vivemos para Cristo e que nada neste mundo nos abalará o ânimo de servi-Lo até morrer. – Leia muitas vezes este trecho de São Paulo e exercite o seu coração para que os seus lábios possam também proclamar esta declaração de amor: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!”

Evangelho – Mateus 20-, 1-16 – “trabalhadores de  última hora”


Jesus contou esta parábola para nos esclarecer como o pensamento de Deus difere da nossa mentalidade humana. Para Deus o que importa é a nossa decisão do momento. Quem começa mais cedo tem a mesma paga de quem começou mais tarde. É diferente da administração das coisas do mundo onde existem critérios já estabelecidos em relação a quem faz mais e a quem faz menos, a quem chegou primeiro e a quem chegou depois.  Na administração das coisas de Deus a salvação é para hoje, agora, e se destina a todo homem e a toda mulher que aceitam o chamado de Deus para crer no Seu Filho Jesus. Os que abraçam a salvação mais cedo têm a recompensa de conhecerem o reino dos céus primeiro. E quando fazemos a experiência de salvação percebemos que nenhum dinheiro do mundo paga o que alcançamos. Portanto, não precisamos questionar a recompensa que Deus dá àqueles “pecadores” que julgamos os piores do mundo, pelo contrário, devemos também sair pelo mundo a fora em busca dos “trabalhadores de última hora” a fim de que encontrem a Jesus e recebam a salvação para as suas almas.   - Você conhece alguém que ainda não foi contratado para trabalhar na vinha do Senhor? Por que não chamá-lo?  - Você já se sente contratado (a) e recompensado (a)? O que falta para isto acontecer?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: