quinta-feira, 18 de setembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

18/09/2014 -  5ª. feira XXIV semana comum

– 1 Coríntios 15, 1-11 – “a misericórdia de Deus faz de nós novas criaturas.

Depois de seu encontro com Cristo no caminho de Damasco São Paulo se tornou apóstolo do Evangelho entregando a Jesus a sua vida e a sua pregação. Nesta carta aos coríntios ele, então, dá o testemunho da graça de Deus na sua vida e de como tem trabalhado para que esta permaneça consigo. Deste modo, ele dá a cada um de nós provas de que Deus tem poder para mudar a nossa sorte desde que reconheçamos a sua ação em nós e no meio de nós.  “É pela graça de Deus que eu sou o que sou” nos diz São Paulo. Pelo Batismo somos inseridos no mistério de Cristo, porém somente a experiência com Jesus nos faz ser participantes conscientes deste mesmo mistério. Quando temos plena consciência desta verdade e da ação do Espírito Santo em nós, podemos ter uma vida restaurada e somos transformados em pessoas dignas mesmo que tenhamos um passado duvidoso e até traído a Deus.  A graça de Deus nos sustenta, por isso não podemos nos subestimar entendendo que, porque erramos e transgredimos as leis, seremos fatalmente condenados (as) aos juízos eternos. Se também tivermos consciência disso, poderemos a cada dia que passa nos firmar no caminho da santidade, apesar do nosso ser pecador e de já termos, também, por algum motivo perseguido a Igreja de Deus.  Por esse motivo, precisamos a cada dia nos convencer de que a misericórdia de Deus nos acompanha e faz de nós, novas criaturas. – Você também teve a sua vida restaurada pela graça de Deus? – Você dá testemunho disso? – Alguma coisa ainda pesa na sua consciência? – Você já teve uma experiência forte com Jesus?

Salmo 117 – “Daí graças ao Senhor porque ele é bom!”

A misericórdia do Senhor é eterna, isto é, abrange toda a nossa existência. Mesmo que sejamos os maiores pecadores somos dignos de compaixão porque foi a Mão direita do Senhor que nos fez e é Ela quem nos levanta. Não precisamos morrer nos nossos pecados, a vida de Cristo está em nós, pelo contrário devemos viver para cantar as grandes obras do Senhor!



Evangelho – Lucas 7, 36-50 – “o amor vivido atrai o perdão de Deus”

Aquela mulher pecadora tinha fé na misericórdia de Deus e demonstrou isto quando enfrentou os fariseus e ousou prostrar-se aos pés de Jesus para lhe lavar os pés com perfume e enxuga-los com seus cabelos. Para aquela mulher nada importava mais do que receber o perdão de Jesus e demonstrar a Ele o seu grande amor. Por isso os gestos daquela mulher a quem todos apontavam como sendo uma pecadora tocaram tão profundamente o coração de Jesus a ponto de lhe perdoar os pecados.  Assim sendo, neste episódio, Jesus nos ensina que o amor demonstrado por nós é o maior motivo para que sejamos absolvidos (as) das nossas transgressões. Jesus também nos mostra que nunca deixará passar as oportunidades para nos acolher mesmo que sejamos os maiores pecadores, e  do mesmo modo ministrar o perdão dos nossos pecados.  Podemos então, verificar que o perdão de Deus está condicionado ao nosso coração contrito e cheio de bons propósitos. O perfume valioso poderá ser a nossa oração nos momentos em que, também, nos deixamos estar aos pés de Nosso Senhor.  Provamos muito amor e confiança quando dobramos os joelhos diante Dele e com as nossas lágrimas de arrependimento sincero e com a nossa oração penitente beijamos os Seus pés.  Beijar os pés de Jesus é adorá-Lo na Santa Eucaristia, é acolher a Sua Palavra no coração e também, servi-Lo na pessoa dos nossos irmãos e irmãs. Portanto, temos também muitas oportunidades para, como a mulher da história, comprovar o nosso amor por Jesus colocando diante dele o nosso coração arrependido e cheio de boas intenções. – O que você “tem feito” para ser perdoado (a) dos seus pecados? – Você tem demonstrado amor nas ações do seu dia a dia? – Como está a sua vida de oração? – Você tem estado aos pés de Jesus, arrependido (a)? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: