domingo, 28 de setembro de 2014

PAPA COM IDOSOS E AVÓS, NA PRAÇA DE SÃO PEDRO

 

Uma verdadeira festa, neste domingo de manhã, na Praça de São Pedro, o Encontro do Papa com os idosos e os avós. “A bênção de uma longa vida” (foto) é o lema desta iniciativa do Conselho Pontifício para a Família, transmitida em direto também pela nossa emissora
Após um período inicial de reflexão e oração - a partir das 9.30, com a presença do Papa Francisco e também do Papa emérito - às 10.30 tem início a Santa Missa (já sem a presença de Bento XVI).
D. Vincenzo Paglia, Presidente do Conselho para a Família, explicando o sentido da Jornada, recorda que a velhice não é uma tragédia, mas uma vocação. Graças a Deus foram-se alongado os anos de vida. E contudo há que aprofundar e viver melhor o sentido e a importância deste tempo da existência humana. Os idosos não são apenas objeto de atenção e de cuidados, mas também sujeito de uma nova perspectiva. É preciso repensar o lugar e a tarefa que lhes toca. Recorda, a título de exemplo, o tempo reservado à oração, à maneira da profetisa Ana. Tudo isto ligado a certa visão e cultura que os próprios idosos podem transmitir, mostrando que a diminuição das forças e capacidades não é uma tragédia final, mas um testemunho de esperança na vida plena.

Como protagonistas do Encontro não foram esquecidos os padres e as religiosas de idade. Concelebrarão com o Papa algumas dezenas de padres idosos, não só de Roma e da Itália, mas também de outros países e continentes.
No referido tempo convivial, ao início, haverá testemunhos e apresentação de questões, a que o Papa dará uma resposta. São proclamados textos bíblicos, evocativos de personagens de idade, como Sara, Naomi, Eleazar, Zacarias e Isabel, Ana e Simeão. Os “seniores” que intervirão provêm de diferentes países.
Não faltará um velho casal de refugiados iraquianos (cristãos de Mossul), que testemunharão as dificuldades enfrentadas por tantas pessoas idosas obrigadas a fugir de zonas de guerra. Aguardada com interesse também a intervenção do tenor italiano Andrea Bocelli, já de cabelos brancos, com os seus 56 anos recentemente celebrados.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: