segunda-feira, 1 de setembro de 2014

FUTEBOL PELA PAZ - OS JOGADORES ENCONTRAM O PAPA FRANCISCO ANTES DA PAARTE NO ESTÁIO OLÍMMPICO DE ROMA

Realiza-se nesta segunda-feira em Roma um importante acontecimento desportivo. Pelas 20.45h o Estádio Olímpico de Roma recebe um jogo de futebol inter-religioso pela paz. A iniciativa nasceu de um encontro entre o Papa Francisco e o ex-jogador argentino Javier Zanetti .
A receita de bilheteira será para duas estruturas educativas de beneficiência – a Scholas Ocurrentes, promovida pelo Papa Francisco e a Fundação PUPI Onlus do ex-jogador argentino Javier ‘Pupi’ Zanetti. As ‘Scholas Ocurrentes’, em particular têm sede na Academia Pontifícia das Ciências, no Vaticano e usam a tecnologia, a arte e o desporto para promover a integração social e a cultura do encontro das escolas.
Entretanto já esta tarde o Papa Francisco recebeu em audiência, na Sala Paulo VI, os promotores desta iniciativa, assim como um certo número de jogadores (ou ex-jogadores) que a ela aderiram, nomeadamente Lionel Messi, Gigi Buffon, Zidane, Roberto Baggio, Andrea Pirlo, para além do já referido Javier Zanetti e mesmo Maradona (foto final)
Nas palavras que lhes dirigiu, o Papa fez votos de que a partida que iria ser jogada à noite, no estado olímpico de Roma, seja ocasião – citamos – de “reflectir sobre os valores universais que o futebol e o desporto em geral podem favorecer: a lealdade, a partilha, o acolhimento, o diálogo, a confiança no outro”. “Trata-se de valores (disse) que unem as pessoas, independentemente da raça, cultura e credo religioso”. Aludindo à incidência que o desporto, especialmente o futebol – como fenómeno humano e social -tem sobre o comportamento e a mentalidade contemporânea, o Papa – dirigindo-se directamente aos atletas presentes, afirmou:
“Nas provas desportivas estais chamados a mostrar que o desporto é alegria de viver, jogo, festa, e como tal deve ser valorizado, recuperando a sua gratuidade e a capacidade de estreitar vínculos de amizade e abertura de uns para com os outros.”
Também com os vossos comportamentos quotidianos, carregados de fé e espiritualidade, de humanidade e altruísmo – acrescentou ainda o Papa – podeis testemunhar a favor dos ideais de convivência pacífica civil e social, para a edificação de uma civilização assente no amor, na solidariedade e na paz. É isso a cultura do encontro”.
No estádio olímpico, antes da partida desta segunda á noite, será plantada uma árvore de oliveira, símbolo da paz, que foi antes apresentada ao Papa (foto). Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: