sábado, 27 de setembro de 2014

FESTA DOS PADROEIROS: PEREIRO COMEMORA SÃO COSME E DAMIÃO

       

 



Image-0-Artigo-1708754-1
Igreja Matriz tem construção datada de 1798. As festividades pelos santos padroeiros mobilizam fiéis do Ceará e do Rio Grande do Norte

FOTO: ELLEN FREITAS
Pereiro. Fiéis deste município participam hoje de procissão em devoção aos padroeiros do município Cosme e Damião, os irmãos médicos. O momento encerra a programação das festividades que completa 216 anos no município. Será realizada uma missa às 10h na Igreja Matriz e às 16h a romaria segue pelas principais ruas da cidade.
Pereiro está localizado em um dos extremos da região Jaguaribana, na Serra do Pereiro, estando na divisa dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. O povoamento da cidade data do século XVIII, onde na região instalaram-se algumas famílias fugiam da grande seca de 1777. Uma delas foi a família do fazendeiro Manuel Pereira, que saiu de São Bernardo de Russas, atualmente Russas, para viver na região.
A construção da Matriz data de 1798, tendo como padroeiros os santos e irmãos Comes e Damião. As festividades completam este ano 216 anos de existência e mobiliza fiéis das cidades de Mossoró, São Miguel, Pau dos Ferros, todas do Rio Grande do Norte, bem como devotos da região do Médio e Baixo Jaguaribe, no Ceará.
Acredita-se que a santidade dos irmãos gêmeos tenha se dado pelo fato de ambos terem exercido a Medicina sem cobrar nada. Para eles é pedido boa saúde, principalmente por mães, que fazem promessas pela saúde dos filhos. Eis aqui também a popularidade de irmãos terem o nome dos santos, geralmente devido à graças alcançadas pelas mães. "Há muitos anos eu participo da romaria, sempre de branco e de pés descalços", contou a aposentada Maria das Graças, 62 anos, que mora em São Miguel, cidade potiguar vizinha a Pereiro.
Promessa
Segundo ela, o ritual em todas as épocas de festividades acontece por ter alcançado uma graça, onde ela pediu pela saúde da filha, hoje com 30 anos. "Ela esteve muito doente de uma febre quando era pequena e eu fiz essa promessa. Uma mãe sempre busca a Deus pelo o bem e saúde dos filhos", disse ela, certa do poder dos santos gêmeos.
O agricultor Antônio Nogueira, de 42 anos, morador do distrito de Lago Nova, localizado entre Pereiro e São Miguel, diz que a devoção aos santos está na família à três gerações.
"Começou pelo meu avô e acabou envolvendo toda a família. É tradição todos os anos a gente ir. Minha mãe já fez promessa, minha esposa também, então é uma forma da gente agradecera graça que a gente alcança", relatou Nogueira.
Os santos têm várias capelas no Estado que fazem louvações em sua homenagem hoje.

Fonte: Diário do Nordeste
                              

Nenhum comentário: