A contribuição da arquidiocese de Maringá (PR) para o projeto de lei de iniciativa popular promovido pela Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas será de, no mínimo, 50 mil assinaturas. O compromisso foi firmado no último sábado, dia 20, após palestra sobre o tema apresentada pelo membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o advogado Marcelo Lavennère.
Durante o evento, as lideranças religiosas puderam esclarecer dúvidas sobre a proposta protocolada no Congresso Nacional como PLP 6.316/2013 de 2013, que tem como principais objetivos afastar das eleições a influência do poder econômico sobre as candidaturas; alterar o sistema eleitoral; fortalecer a participação das mulheres e demais grupos sub-representados; e regulamentar e intensificar dos mecanismos de participação popular.
Paróquias, movimentos e pastorais organizam as coletas de assinaturas e a arquidiocese recolherá os formulários impressos do site da Coalizão e preenchidos pelos paranaenses. A Ordem dos Advogados do Brasil, que é uma das entidades que lidera a Coalizão, também recolherão assinaturas para o projeto.
Em vídeo publicado pela WebTV da arquidiocese de Maringá, o arcebispo local, dom Anuar Battisti, ressaltou a importância na forma de financiamento eleitoral. “Nós precisamos que esse processo seja leal e transparente. Quando empresas financiam o processo eleitoral, quem paga é povo. E o povo não pode mais continuar sofrendo como está sofrendo hoje no Brasil”, alertou.
Com informações e fotografia da arquidiocese de Maringá (PR)
Fonte: Site da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário