29/08/2014 - Martírio de São João Batista 1ª. leitura
– Jeremias 1, 17-19 –“ palavras que nos trazem alegria e vigor”
O profeta é convocado por Deus para exortar, consolar, animar e preparar o Seu povo para enfrentar as lutas e as dificuldades da vida. Em todos os tempos Deus os escolheu como participantes no Seu Projeto de Salvação. Por meio da Sua Palavra nós tomamos conhecimento de tudo quanto os profetas anunciaram para que nós também sejamos confortados e animados para enfrentar as batalhas da nossa vida. Portanto, a Palavra de Deus para nós é como uma vitamina que nos fortalece quando estamos abatidos (as) e sem coragem. Nesta leitura o profeta Jeremias, nos diz palavras que nos trazem alegria e vigor: “Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te... não tenhas medo...” O Senhor nos incentiva a que estejamos sempre prontos (as) para enfrentarmos os desafios, confiando Nele que tem o poder de transformar-nos em “cidade fortificada, coluna de ferro, muro de bronze” , figuras que representam o homem preparado para a luta. “Eu estou contigo para defender-te”, isto é o que diz o Senhor a cada um de nós. Amparados nesta verdade todos podemos prosseguir adiante, sem medo e sem temor. Deus fará, Deus proverá, Deus cuidará de nós! – Como você está se sentindo ultimamente: desanimado(a), sem esperança, ou confiante? – Você confia que esta palavra é dirigida para você, hoje, neste momento? – Você conhece alguém mais que está precisando ser incentivado (a) também com uma palavra como essa? – Faça o que o Senhor mandou que Jeremias fizesse: comunique a essa pessoa tudo o que Deus quer prometer a ela.
Salmo 70 – “Minha boca anunciará vossa justiça”
Nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus. Portanto, que a nossa boca confesse e anuncie as Suas obras maravilhosas! O Salmo nos ensina a assim fazermos desde a nossa juventude e até o fim da nossa vida. Cantar as maravilhas de Deus é cantar a nossa vida, a nossa história e experiências.
Evangelho – Marcos 6, 17-29 - “A palavra de Deus incomoda ”
Apesar de ser censurado por João Batista pelo seu pecado de adultério, Herodes gostava de escutá-lo falar e o admirava, porém na sua fraqueza e miséria deixou-se levar pela inclinação do mal. A fim de satisfazer os apetites de Herodíades, sua amante ele foi até as últimas consequências mandando degolar João Batista, homem justo, que dizia apenas a verdade. Quando estamos no pecado os homens santos, tornam-se, para nós também, empecilhos aos nossos planos e projetos. Não gostamos de ouvir deles as palavras que apontam as nossas transgressões, mesmo que lá no íntimo, reconheçamos não estarmos andando pelo caminho certo. A voz da nossa carne, do orgulho, da vaidade e da soberba é poderosa quando nos afastamos dos caminhos de Deus. Nós também só gostamos de escutar o que nos agrada e Palavra de Deus que alguém nos ensina preenche o nosso coração até o momento em que coincide com os nossos interesses. Quando a Palavra vem de encontro à nossa mentalidade, nós a matamos e a deixamos de lado ou simplesmente a ignoramos. Vale tudo também quando queremos ganhar um jogo de conquista de poder e de prazer, até entregar a cabeça de gente inocente que procura cumprir com a vontade de Deus. Portanto, precisamos fazer uma reflexão do que poderá acontecer conosco também por causa das nossas más inclinações. - João Batista foi fiel até a morte: o que terá feito com que ele assim permanecesse? – Do que você precisa para ser fiel a Lei de Deus? – O que você teria feito no lugar de Herodes, que queria agradar à filha da sua amante? - Qual é a sua reação quando alguém lhe adverte e mostra o seu pecado? - Você acolhe de coração toda a mensagem da Palavra de Deus, mesmo quando vem de encontro ao seu modo de enxergar as coisas? O que não lhe agrada escutar?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário