Uma das maiores festas religiosas do Cariri, o novenário contará com show do padre Reginaldo Manzotti
Crato. Mais de 30 mil pessoas participaram da abertura da festa da padroeira do Crato e da Diocese, Nossa Senhora da Penha, após grande carreata que aconteceu na última sexta-feira. Neste ano, a festa tem um motivo especial, com o momento histórico dos 100 anos da Diocese do Crato, que serão comemorados no dia 19 de outubro, além da visita de representante do papa Francisco, que virá coroar a santa. A festa foi aberta com uma grande carreta, iniciada no bairro Mirandão, finalizando de frente à Sé Catedral, com show evangelizador do padre Reginaldo Manzotti.
Será uma das maiores festas dos últimos anos, conforme a organização da igreja, por conta das comemorações do centenário diocesano. O pároco da matriz da cidade, Edmilson Neves, destaca que esse é um momento que vem sendo trabalhado há três anos. Além disso, a festa da padroeira vem obtendo um destaque maior a cada ano. Há alguns meses, a imagem de Nossa Senhora da Penha tem percorrido algumas cidades da região. A divulgação também passou a ser ampliada. Os momentos de maior concentração e adoração à santa, acontece na abertura e fechamento da festa.
Segundo o padre, o ponto mais alto dos festejos será o momento solene da coroação, no dia 1º de setembro, dia de Nossa Senhora da Penha. A imagem chegou ao Crato em 1745, trazida pelos missionários capuchinhos, que cuidava da Missão do Miranda, na cidade, com os índios. Esse período já é um marco de devoção à Penha.
Coroação
A imagem será coroada com a permissão do papa. "É como se fosse ele mesmo, coroando Nossa Senhora", diz o padre Edmilson. Virá ao Crato o cardeal dom João Braz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano. Ele chegará na cidade no dia 31 de agosto e permanecerá até o dia 3 de setembro.
Além do cardeal, a solenidade contará com presença de todos os bispos do Estado. O padre Edmilson destaca o momento, com a presença de grande número de religiosos, como uma ocasião de reconhecimento de Nossa Senhora, que está desde o começo da evangelização nas terras do Cariri. "Uma festa que vem sendo preparada com muito detalhe e como muito carinho, e pessoas trabalhando bastante", diz ele. Réplicas da imagem foram repassadas na última sexta-feira, na abertura oficial da festa, para oito paróquias da cidade de Crato. Também foram contempladas com imagem as três regiões pastorais (distritos de Dom Quintino e Santa Fé e bairro Alto da Penha), além da capela do Seminário São José e o Santuário Eucarístico de Crato (igreja de São Vicente Ferrer).
O padre destaca uma grande estrutura que vem sendo trabalhada para dar maior segurança ás pessoas durante a festa, já que há uma mobilização significativa de pessoas. Na sexta-feira, a praça da Sé se tornou pequena para abrigar milhares de pessoas, que além de participar da abertura da festa, queriam ver de perto o show do padre Reginaldo Manzotti, que esteve também em Juazeiro do Norte realizando apresentação.
Carreata
A carreata se tornou tradicional durante a abertura da festa, incluindo motos e até bicicletas, em que as pessoas levam cartazes e festejam a chegada. A passagem dos carros nas ruas é saudada pelos moradores, que ornamenta as janelas das residências com flores, imagens de Nossa Senhora da Penha e bandeiras.
"Foi uma forma que encontramos de divulgar esse momento, levando a bandeira da santa às ruas", diz ele. A alternativa também acontece em substituição ao pau-da-bandeira, numa forma de proporcionar a preservação da natureza. A imagem da Penha chegou a visitar várias comunidades antes de iniciar as comemorações. "A festa tem uma dimensão religiosa e social, de confraternização", avalia.
Primeira viagem
A imagem original visitou as regiões da Diocese, com a primeira viagem a Campos Sales, depois Várzea Alegre, Missão Velha, Juazeiro do Norte e a última peregrinação ao Crato. Pela primeira vez, desde 1745, que a imagem da santa sai da cidade. A paróquia de Nossa Senhora da Penha completou ano passado 245 anos.
A preparação da Diocese para os cem anos começou em 2007, com o projeto da Santas Missões populares, depois veio o encontro das comunidades de base, reunindo cerca de 5 mil delegados do Brasil e da América Latina, em Juazeiro do Norte. O Ano Jubilar foi aberto em 20 de outubro de 2013. Neste ano, o lema da festa é "Com Maria, Mãe da Penha, Celebramos alegrias do ano jubilar". Em outubro, será realizada uma semana eucarística, que acontece entre os dias 18 e 18 do mês.
Mais informações:
Casa Paroquial da Sé Catedral
Praça da Sé
Centro - Crato- CE
Telefone (88) 3523 8698
Casa Paroquial da Sé Catedral
Praça da Sé
Centro - Crato- CE
Telefone (88) 3523 8698
Elizângela Santos
Repórter
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário