sábado, 16 de agosto de 2014

IMAGEM RETORNA À SEDE DA 10ª REGIÃO MILITAR


Imagem primitiva de Nossa Senhora da Assunção fica em exposição para visitas no antigo Forte


Nossa Senhora da Assunção
Uma solenidade na Catedral Metropolitana, ontem, marcou o momento de entrega da primeira imagem de Nossa Senhora da Assunção
FOTO: ALEX COSTA
Caminhada com Maria
Agentes da AMC atuaram no entorno da Caminhada com Maria para garantir a locomoção tranquila de mais de um milhão de fiéis
FOTO: BRUNO GOMES
Depois de passar mais de 100 anos sob a guarda da família Nunes de Melo, a primeira imagem da padroeira Nossa Senhora da Assunção a aportar em Fortaleza, em 1654, regressou ontem ao seu local de origem: o Forte, hoje sede da 10ª Região Militar. A solenidade foi precedida por missa na Catedral Metropolitana de Fortaleza, celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques e procissão do templo até a sede da unidade militar.
A imagem, de valor histórico incalculável, chegou a Fortaleza trazida pelo comandante português Álvaro Azevedo Barreto, para que a população pudesse ter uma santa de devoção. O antigo Forte Schoonenborch, erguido pelos holandeses para defender a cidade, foi retomado pelos portugueses e recebeu o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, onde o Município começou a ser formado. O comandante português construiu uma capela no centro do pátio da edificação para receber a santa, onde ficou por quase um século.
No quartel da 10ª Região Militar, a imagem ficará abrigada no túnel onde Bárbara de Alencar foi descoberta e pelo qual a munição para os canhões era transportada. De acordo com o comandante da 10ª Região Militar, general Carlos César Araújo Lima, a decisão de colocar a santa nesse local foi tomada conjuntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Alegria
Para o guardião da imagem, Lauro Ferreira Araújo, a entrega da estátua foi um momento de muita alegria para a família. "Para nós, este é um momento de muita satisfação. Casei há 54 anos com a herdeira direta da santa, Guiomar Nunes de Melo, na capelinha dedicada a Nossa Senhora da Assunção, no Eusébio, e desde que ela foi para a nossa residência, era guardada a sete chaves, porque sabíamos do seu valor histórico", disse.
Segundo a filha do casal, a psicóloga Andrea Nunes, após passar cerca de 100 anos no Forte, a imagem foi transferida para a sacristia da antiga igreja da Sé. No fim do século XIX, o então arcebispo de Fortaleza, dom Joaquim, sem saber do valor histórico da imagem, doou a relíquia, como era costume na época, para o coronel Licínio Nunes de Melo. "Meu bisavô tinha grande influência política e religiosa e solicitou a imagem para colocar na capelinha do seu sítio".
O arcebispo de Fortaleza, durante a homilia da missa que precedeu a entrega da santa para a 10ª Região Militar, ressaltou que esse foi um momento singular na história da Capital. "Historicamente, Nossa Senhora da Assunção justificou a força da vitória na conquista do forte pelos portugueses", afirmou.
Durante a celebração na Catedral Metropolitana, por conta do feriado da padroeira, muitos turistas brasileiros e estrangeiros estavam visitando a igreja pela primeira vez. Entre eles, o agente administrativo Marcos Pinheiro. "Como vim passar o feriado em Fortaleza, aproveitei para conhecer a Catedral, mas não sabia que ia acontecer um momento tão solene, como a chegada da primeira imagem da padroeira, com quase 400 anos", relata.
Operação especial controla tráfego
Em razão dos eventos religiosos que celebraram o Dia de Nossa Senhora da Assunção, ontem, foi montado um esquema especial para controlar o tráfego e garantir a locomoção tranquila de quem se deslocou até a festa. Ao término da Caminhada com Maria, na noite de ontem, fieis enfrentaram alguns congestionamentos para voltar para casa, fato considerado normal diante do volume de pessoas que participou da celebração.
Alguns devotos relataram superlotação no Terminal do Centro e afirmaram que algumas linhas precisaram ser redirecionadas para atender a demanda no final na noite de ontem.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)anunciou que 70 ônibus extras reforçariam a frota devido ao evento. Os coletivos estavam distribuídos entre os terminais de integração, Praça da Estação e Praça do Coração de Jesus.
Interditadas
Em relação ao tráfego de veículos, 140 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) orientaram o trânsito nas vias que foram interditadas para o seguimento da caminhada.
A ponte sobre o Rio Ceará foi um dos pontos que registrou um princípio de congestionamento devido aos desvios. Os agentes, entretanto, conseguiram orientar os veículos e informaram que o efetivo da autarquia de trânsito de Caucaia fechou a ponte durante a passagem da padroeira de Fortaleza. No fim da celebração, na Catedral, agentes da AMC também estavam orientando o trânsito.
Kelly Garcia
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: