“Para conhecer Jesus é necessário caminhar e, percorrendo a estrada, descobre-se que Deus se faz encontrar em diversas formas: por meio da beleza da Criação, quando com amor intervém na nossa história, nas relações fraternas e de serviço que temos com o próximo”. Com a sua mensagem, o Papa Francisco confia aos escoteiros europeus uma importante missão, nos passos das três etapas pelo pontífice indicadas a eles no Rio de Janeiro: ide, sem medo, para servir. Convida também todos, fortificados do encontro com Deus por meio dos Sacramentos e amparados pelo Seu amor que vence todos os medos, “a anunciar o seu amor até as extremidades da Terra e a servir o próximo nas periferias mais remotas”.
Tantas são as gerações – reconhece Francisco – que devem à pedagogia do escotismo “o seu crescimento no caminho da santidade, a prática das virtudes e, em particular, a grandeza da alma”. Para isso, ao recordar o centenário da eclosão da Primeira guerra mundial, Francisco convida-os a rezar por uma Europa unida e em paz, porque – diz o Papa – “vocês são os verdadeiros protagonistas deste mundo e não somente espectadores”.
Ao final da mensagem, encoraja todos a não terem medo de afrontar os desafios que implicam na defesa dos valores cristãos, em particular na defesa da vida, do desenvolvimento, da dignidade da pessoa humana, na luta contra a pobreza, e os tantos outros desafios que se devem encarar todos os dias.
Em cada momento quando o caminho se fizer mais difícil, conclui o Papa, estará ali o amor e o auxílio da Igreja que é mãe para ajudá-los, vocês que são chamados a amar e servir com a alegria e a generosidade próprias da juventude. (RB). Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário