domingo, 31 de agosto de 2014

CORTEJO ABRE HOJE FESTA À "MÃE DAS DORES" EM JUAZEIRO DO NORTE


Devido ao ano eleitoral, estima-se aumento no fluxo de devotos por conta do transporte fornecido por políticos


Image-0-Artigo-1688951-1
Imagem da padroeira é apresentada pelas ruas da cidade, seguida por veículos enfeitados
Image-1-Artigo-1688951-1
A procissão a Nossa Senhora da Penha, no Crato, tem encerramento amanhã. A coroação será realizada com a presença de representante do Papa Francisco
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
Juazeiro do Norte. Será aberta oficialmente na noite de hoje, após cortejo da procissão das bandeiras, a festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira deste município, na terra do Padre Cícero. As comemorações são iniciadas com a programação religiosa na Basílica de Nossa Senhora das Dores. De frente à praça dos Romeiros, os fiéis se misturam ao colorido dos grupos de tradição, com os reisados e bandas cabaçais, que fazem reverência à santa. Já a romaria alusiva à Nossa Senhora das Dores começa no dia 10, com a chegada de grande parte dos romeiros. Em Crato, será encerrada amanhã, com grande procissão no final da tarde, a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha. A estimativa da Igreja é de que participem mais de 30 mil pessoas no enceramento.
Na manhã de hoje, filas quilométricas de veículos enfeitados com flores, cartazes e imagens da padroeira e do Padre Cícero seguirão por diversas ruas de bairros da cidade, anunciando o começo das comemorações.
A festa Mãe das Dores abre o calendário das grandes romarias em Juazeiro do Norte. A expectativa de público neste ano é de 400 mil romeiros, em virtude das eleições, em que milhares de romeiros de diversas partes do Nordeste acabam sendo beneficiados por candidatos para realizarem o trajeto de suas localidades até Juazeiro.
Uma das preocupações durante a carreata é a participação de veículos com propaganda política, por estar em pleno período eleitoral. Segundo o padre Joaquim Cláudio, pároco da basílica, a expectativa é que se possa contar com o bom senso dos candidatos para os festejos religiosos. "Mas, infelizmente, há aqueles que abusam", diz ele.
Paus de arara
Outra preocupação diz respeito à liberação dos caminhões paus-de-arara. Há uma luta, conforme o padre, junto ao governo e aos órgãos de trânsito, para que se libere os fiéis na vinda até o Juazeiro, por se tratar de motivo específico, relacionado à religiosidade. "O maior problema é que neste período há uma facilidade maior em se liberar os romeiros, mas alguns deles ficam sem poder dar continuidade à viagem, por serem barrados no trajeto.
A festa da Mãe das Dores acontece de 31 de agosto a 15 de novembro. O evento religioso é o mais longo e festejado da cidade. Cortejos em homenagem à santa são realizados como a procissão dos carroceiros, no dia 7, e também no dia 14, com a procissão dos carros, todos ornamentados com os motivos religiosos em homenagem à padroeira e Juazeiro.
É uma forma de agradecimentos dos romeiros, que se organizam com os seus carros a partir da Avenida Leão Sampaio, entre Juazeiro e Barbalha, e depois seguem em cortejo para o Centro, encerrando na basílica. Nos veículos, desde caminhões paus de arara, ônibus e carros de passeio, romeiros agradecem à população atirando bombons à população. As balas são disputadas nas ruas por crianças e adultos.
Mas neste ano, a secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, afirma que será reforçada a segurança no acompanhamento do cortejo, já que muitas pessoas atiram pedras e chegam a agredir e até roubar romeiros. "Vamos acompanhar isso de forma mais efetiva, no intuito de evitar que situações desse nível aconteça aos nossos visitantes", diz ela. A abertura da programação religiosa conta com o hasteamento das bandeiras dos Estados, e a missa campal, em frente à igreja na praça dos Romeiros. Uma procissão com as bandeiras será realizada desde o Horto, às 17 horas. A missa acontece a partir das 19 horas.
N.S. Da Penha
Em Crato, a festa de Nossa Senhora da Penha termina amanhã, após 11 dias de festa. O evento foi aberto com celebração e show evangelizados do Padre Reginaldo Manzotti. A procissão com a imagem da padroeira, de 1745, acontece no final da tarde. Neste ano, os festejos serão realizados também dentro das comemorações dos cem anos da Diocese do Crato, já que a santa é também padroeira diocesana. A coroação será realizada com a presença do representante do Papa Francisco, o cardeal dom João Braz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, do Vaticano. Segundo o padre Edmilson Neves, pároco da Sé Catedral, em Crato, a coração será o ponto alto da festa.
Mais informações:
Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro
Memorial Padre Cícero
Telefone (88) 8877-3402
Elizângela Santos
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: