“Liturgia nas Casas Iluminada pelas Comunidades Originárias, na perspectiva das CEBs” é o tema do Encontro Nacional de formação, promovido pela Rede Celebra de Animação Litúrgica, que acontece desde o dia 21 de julho, na Casa de Retiros Padre Anchieta, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, que prosseguirá até o dia 27, conta com a presença de cerca de 100 formadores da rede, de diversos estados do Brasil.
Nos dois primeiros dias, a religiosa Ione Buyst discorreu sobre a realidade do tema a partir de textos filosóficos e documentos da Igreja. Já o biblista e educador popular, Francisco Orofino, do Centro de Estudos Bíblicos do Rio de Janeiro, contribuiu com iluminação teológica, história, filosófica e litúrgica, à luz das primeiras comunidades cristãs. Somam-se às assessorias do encontro as celebrações do Ofício Divino das Comunidades, realizadas no início e no findar dos dias.
A programação ainda prevê uma missão na comunidade da Rocinha, além de laboratórios litúrgicos, nos quais os participantes poderão fazer vivências das diferentes possibilidades de liturgia nas casas.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário