Mais de seis mil voluntários se dedicam aos mais diversos serviços para a realização doFestival Halleluya que nestas 16 edições não tem registro de ocorrência policial de ordem grave. O Halleluya é o maior festival de artes integradas do País
Tudo começou em 1995 quando jovens da Comunidade Católica Shalom criaram o Trifest, três dias de festa como alternativa ao carnaval fora de época. Três anos mais tarde, uma inspiração ousada transformou a festa que acontecia em um salão de condomínio em um grande evento, tornando Fortaleza ponto de intercâmbio entre artistas locais e nacionais. Assim, nascia o Halleluya, um convite à alegria que não passa. Durante os oito primeiros anos, o evento foi realizado no anfiteatro do Parque do Cocó.
Com a crescente adesão do público, o Halleluya precisou ser transferido para um espaço mais amplo. Foi, então, montada a arena no Condomínio Espiritual Uirapuru, em 2005. O espaço, que tem cerca de 20 mil m², fica próximo à Arena Castelão.
A primeira edição do Halleluya realizada no CEU, como é conhecido o condomínio, atraiu 350 mil pessoas. No ano seguinte, em 2006, chegou à marca de 400 mil participantes. Em 2013, o número cresceu para 1 milhão de pessoas em cinco noites de realização. Os participantes são moradores da grande Fortaleza, ou vêm de municípios do interior do Ceará, de outros estados e também do exterior.
No ano passado, o Festival Halleluya sediou o encontro de milhares de jovens que viajariam, em seguida, para o Rio de Janeiro, para participar da Jornada Mundial da Juventude. O evento fez parte da programação da capital cearense da Semana Missionária, que antecedeu o encontro do Papa Francisco com pessoas de todo o mundo, em Copacabana.
Artistas de gravadoras renomadas já passaram pelo palco do Festival como Pe. Fábio de Melo, Adriana, Dominus, Cantores de Deus, Adoração e Vida, Suely Façanha, Dunga da Comunidade Canção Nova e a banda de rock católico Rosa de Saron. Fagner, Waldonys, Italo e Renno já se apresentaram no Festival assim como as atrações internacionais Martin Valverde, Banda Mont Sion, Gen Rosso e Cardiac Movie. Para quem está começando na cena local o evento apresenta o Festival de Artes Integradas, um espaço para revelar novos talentos.
O Halleluya se transformou em Festival, sempre realizado na segunda quinzena de julho. É o evento mais solidário do estado do Ceará, graças à parceria que mantém com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) desde 2003. Ao longo de 11 anos foram coletadas 5.833 bolsas de sangue. Cada unidade pode salvar até 3 vidas. Também foram efetivados milhares de cadastros de doadores de medula óssea.
Outra parceria solidária do Festival Halleluya é com a Defesa Civil do Estado do Ceará na coleta de alimentos não perecíveis revertidos para obras assistenciais do Shalom e para a Campanha Força Solidária, que atende municípios em situação de emergência no interior do Ceará.
Mais de seis mil voluntários se dedicam aos mais diversos serviços para a realização do Festival Halleluya que nestas 16 edições não tem registro de ocorrência policial de ordem grave. Essa estatística mostra que é possível cultivar a cultura de paz entre os jovens, público predominante do evento, um percentual de 75% dos participantes, segundo pesquisa interna.
Além do palco principal, o evento conta com seis espaços temáticos valorizando o esporte, a solidariedade, a arte e a cultura de paz.
HALLELUYA ADVENTURE
Para quem curte radicalidade o Festival apresenta o Halleluya Adventure, local que concentra a apresentação e campeonatos de skate, patins e bike em paralelo às atividades do Festival Halleluya. A proposta é oferecer à juventude a prática do esporte como meio de socialização e prevenção ao uso de drogas. Ainda é oferecido aos participantes parede de escalada, high jump e fly. No palco do espaço, Djs e bandas locais comandam os embalos da noite.
HALLELUYA KIDS
O Festival Halleluya é um evento para toda a família. O ambiente sadio e o clima de segurança permite aos pais levarem as crianças para participar de atividades preparadas especialmente para os pequeninos.
No Halleluya Kids, jogos, contação de história, apresentações teatrais e atividades pedagógicas fazem parte da programação. Tudo é desenvolvido e acompanhado por monitores, a fim de garantir a tranquilidade dos pais enquanto participam das atividades na arena de shows da Cidade da Paz.
ESPAÇO CULTURAL
Em 2013, mais de 80 artistas competiram no festival de música, teatro e dança no Espaço Cultural do Halleluya. A expectativa é dobrar o número de inscritos este ano e incentivar a promoção da cultura no estado.
SOLIDARIEDADE
Há onze anos o evento mantém parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce e já tem ajudado a salvar milhares de vidas. Somente ano passado foram coletadas 614 bolsas de sangue, cada uma delas pode salvar até três vidas. Também foram cadastrados 353 doadores de medula óssea efetivados. Foram recolhidas 4 toneladas de alimentos não perecíveis e 6.000 voluntários se reversaram nos mais diversos serviços do Festival tornando, deste modo, o Festival Halleluya, o evento mais solidário do Estado do Ceará.
CONSTRUTORES DA SOCIEDADE
“Construtores da Sociedade” é o espaço dedicado ao empreendedorismo. São 1200 m² de feira de negócios e mais de 50 expositores de produtos e serviços movimentando a economia nas noites de Festival.
Responsabilidade Social também é uma das marcas do evento que além de gerar empregos diretos e indiretos durante sua realização pretende fomentar o empreendedorismo no estado através de parcerias com empresas e instituições que comunguem da mesma visão.
“Construtores da Sociedade” é o espaço dedicado ao empreendedorismo. São 1200 m² de feira de negócios e mais de 50 expositores de produtos e serviços movimentando a economia nas noites de Festival.
Responsabilidade Social também é uma das marcas do evento que além de gerar empregos diretos e indiretos durante sua realização pretende fomentar o empreendedorismo no estado através de parcerias com empresas e instituições que comunguem da mesma visão.
ESPAÇO DA MISERICÓRDIA
Com a presença do Santíssimo Sacramento, aconselhamento, confissão, além de cursos relâmpagos e do Cine Halleluya, o “Espaço da Misericórdia” é lugar propício para uma experiência profunda com Deus. Ele é o coração do evento.
Centenas de missionários da Comunidade acolhem os visitantes que podem ter sua primeira experiência pessoal com a alegria que não passa ou renovar sua fé.
Centenas de missionários da Comunidade acolhem os visitantes que podem ter sua primeira experiência pessoal com a alegria que não passa ou renovar sua fé.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário