quarta-feira, 2 de julho de 2014
ENCONTRO FORMATIVO ARQUIDIOCESANO SOBRE WEB
Dia 27 de agosto de 2014, das 8 às 17h30, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja acontecerá o Encontro Formativo Arquidiocesano sobre Web tendo como Tema: “Igreja Missionária no Continente Digital” e como Lema: “Bons Samaritanos Digitais”. As inscrições no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja. As Vagas são limitadas a 150 participantes e a Taxa é de R$ 30,00. Deverão participar os padres e os agentes da Pascom.
Os objetivos do encontro são: oferecer um espaço de conhecimento e oportunidade de reflexão sobre o atual cenário das mídias digitais como ambiente de comunicação e relacionamento humano; esclarecer um pouco mais, através de apresentações e momentos de interação e discussão, o uso das ferramentas digitais como meios de comunicação, ao dispor da Igreja, como oportunidades evangelizadoras; informar aos presentes os traços e proporções do mundo digital, com seus números, características, tendências tecnológicas e comportamentais, potencialidades e oportunidades, seus riscos e ameaças conhecidas; usar, através de atividades práticas, algumas das principais ferramentas de comunicação, as chamadas Mídias Sociais, como forma de introduzir aqueles sem experiência e de atualizar os demais.
“Não tenhais medo de vos fazerdes cidadãos do ambiente digital. É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo: uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos.
Neste contexto, a revolução nos meios de comunicação e de informação é um grande e apaixonante desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos outros a beleza de Deus.” Papa Francisco, na Mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações – 2014.
Diante do tamanho das possibilidades que surgem diariamente no mundo das comunicações, especialmente devido às mídias digitais, o Papa Emérito Bento XVI, chamou essa realidade de “Continente Digital”, evocando não somente uma imagem de grandes dimensões, mas também a de um “local” que necessita da ação missionária da Igreja, levando a mensagem do amor redentor de Jesus Cristo, sedento de chegar aos milhões que transitam por esse vasto espaço de comunicação, em busca de respostas, de alívio para suas dores e desejosos de preencher seu vazio interior.
Neste ano, o Papa Francisco, em sua mensagem por ocasião do Dia Mundial das Comunicações, convida os cristãos a serem os “Bons Samaritanos” que, caminhando pelas estradas digitais deste amplo continente, se aproximem, acolham e levem alívio aos milhões de peregrinos que aí se podem encontrar.
Para atender ao apelo do Santo Padre é necessário que os cristãos, a começar de seus pastores, daqueles que prestam serviço pela autoridade, nos mais variados espaços da vida religiosa, nos seminários, novas comunidades, equipes de pastoral, institutos, etc., conheçam melhor o cenário atual e as perspectivas que se abrem para as comunicações no âmbito das mídias digitais, seu potencial, oportunidades e seus riscos.
Dado o alcance e a configuração que as comunicações digitais têm assumido, pode-se entender que cada vez mais as relações entre as pessoas e suas várias formas de expressão, passarão, de uma maneira ou de outra, por esse “continente digital”.
Sem medo, abramo-nos ao convite de Deus, pelas palavras do Papa Francisco: “Não tenhais medo de vos fazerdes cidadãos do ambiente digital”.
Informações: Setor de Comunicação da Arquidiocese, com Marta Andrade ou Janayna Gomes - (85) 3388.8703.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário