Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo emérito de Itaguaí (RJ), dom Vital João Geraldo Wilderinck, ocorrido anteontem, 12. O texto é assinado pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
Leia, abaixo, a íntegra da nota:
Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Vital João Geraldo Wilderinck
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Vital João Geraldo Wilderinck, O. Carm., bispo emérito de Itaguaí (RJ), aos 82 anos, ocorrido anteontem, 12 de junho.
Natural de Devender – Holanda, dom Vital foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957, e bispo, em 1978. De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ); de 1980 a 1998, bispo de Itaguaí, no mesmo estado.
O seu lema, “Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus”, foi vivido intensamente em sua caminhada episcopal, na qual com seu jeito simples e acolhedor, testemunhou o Reino de Deus, no amor.
Louvamos e agradecemos a Deus a vida e o trabalho de dom Vital ao longo de seus 57 anos de ministério ordenado, dos quais 36 como bispo, dedicando-se às atividades da liturgia, catequese, doutrina e fé da CNBB e ao Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
Em comunhão com a Igreja Particular de Itaguaí (RJ), irmãos da Ordem do Carmo, familiares e amigos de Dom Vital, elevamos nossas preces para que lhe seja dada a vida em plenitude, na morada eterna. “Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor!” (Mt 25, 21).
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário