sexta-feira, 20 de junho de 2014

CENTENAS DE FIÉIS NA PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI


Católicos seguiram da Avenida Tristão Gonçalves, no Centro, até a Catedral Metropolitana



dom José Antônio Aparecido
O arcebispo de Fortaleza dom José Antônio Aparecido Tosi Marques comandou a procissão, que levou muitos fiéis às lágrimas
FOTO: ALEX COSTA
A fé reuniu centenas de católicos nas ruas de Fortaleza em procissão, no fim da tarde de ontem. O objetivo era louvar solenemente o mistério da Eucaristia, durante os cortejos que fazem parte das comemorações do Dia de Corpus Christi.
A celebração teve início na Paróquia de São Benedito, no Centro, com a Solene Celebração Eucarística de Corpus Christi, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.
A igreja estava tão lotada que muitos devotos tiveram que ficar do lado de fora, onde caixas de som foram instaladas.
Por volta das 17h30, a missa chegou ao fim e a procissão começou. Durante todo o percurso, um hostiário foi levado pelo arcebispo, conduzido em uma camionete. Padres, seminaristas e acólitos seguiram à frente da caminhada, entoando orações e cânticos de louvor.
Caminhada
O evento começou na Avenida Tristão Gonçalves. Em seguida, os católicos foram para a Avenida Duque de Caixas, onde prosseguiram até chegar na Igreja do Carmo, onde, às 18h, foi realizada a bênção do Santíssimo Sacramento pelo arcebispo dom José Antônio Tosi.
O momento mais emocionante foi durante o instante de silêncio para que os fiéis recebessem a bênção do Santíssimo Sacramento. Antes de seguirem com a procissão, todos rezaram juntos um Pai Nosso e uma Ave Maria e deram uma salva de palmas para o hostiário.
No caminho até a Catedral Metropolitana, localizada no Centro, os católicos seguiram pelas ruas Barão do Rio Branco e Castro e Silva. Juntos, durante todos os momentos, eles cantavam e rezavam.
A celebração foi encerrada somente com a bênção solene do Santíssimo Sacramento, realizada na Catedral Metropolitana, após o fim da caminhada. Instantes de emoção também fizeram parte da missa, levando alguns fiéis às lágrimas.
Louvor
Louvar solenemente o mistério da Eucaristia todos os anos é tradição para a aposentada Inês Pontes de Castro. "Se eu não participar da missa e da procissão, eu nunca vou me perdoar, pois saio daqui me sentindo melhor do que nunca", frisou.
Inês ainda ressaltou que acha muito bonito poder observar a fé dos fortalezenses durante o Corpus Christi. "É emocionante ver toda a cidade se envolvendo com algo tão belo como é a fé. Isso me dá muitas alegrias, pois faz bem a todos nós", disse.
O estudante Juliano Cruz foi junto com a família celebrar o Corpus Christi. "Tudo que passamos hoje vai ajudar a engrandecer a nossa fé. Por isso, eu e meus pais estamos tão felizes", concluiu Cruz.
Tradição
No Brasil, o Corpus Christi foi instituído em 1961. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes começou em Ouro Preto (MG), e foi adotada em diversas dioceses do País. A celebração de Corpus Christi consta da Santa Missa, da procissão e da adoração ao Santíssimo. O evento lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida.
No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com o maná no deserto. Hoje, ele é alimentado com o Corpo de Cristo. Na missa, o celebrante consagra duas hóstias, sendo uma consumida e a outra apresentada como sinal da presença de Cristo.
Thiago Rocha
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: