quinta-feira, 29 de maio de 2014

MIGRAÇÃO É TEMA DE REUNIÃO EM ROMA. A SAUDAÇÃO DO PAPA FRANCISCO


 Cidade do Vaticano (RV) – No final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa saudou os membros do Conselho da Comissão Católica Internacional para as Migrações, reunidos em Roma para sua sessão plenária.
Francisco fez votos que uma ação solidária da Comissão contribua para amparar “os inúmeros irmãos e irmãs em necessidade”.
A plenária da Comissão encerra-se esta quarta-feira. Realizada a cada quatro anos, desta vez os participantes já aprovaram os estatutos, que agora serão submetidos à Secretaria de Estado, em prol de refugiados e migrantes.
Na sessão de terça-feira, participou o Secretário de Estado do Vaticano, Card. Pietro Parolin, que entrevistado pelo Programa Brasileiro reiterou os votos do Papa Francisco para quem trabalha diretamente com migrantes:
Desde o início, o Papa demonstrou uma atenção muito especial a fenômeno que ele considera como um dos principais problemas do nosso tempo. Seu interesse é para que a Igreja e suas forças trabalhem para a solução deste problema, com amplas colaborações da comunidade internacional. Portanto, a minha presença aqui é para encorajar os participantes em nome do Papa, para que coloquem em campo todas as forças, todas as possibilidades para encontrar uma resposta a este grande desafio contemporâneo.
Ao representante da Santa Sé na ONU, em Genebra, Dom Silvano M. Tomasi, o Programa Brasileiro perguntou sobre uma das facetas na migração, que pode se transformar em tráfico de seres humanos por ocasião de grandes eventos, como a Copa do Mundo no Brasil:
A Copa do Mundo é uma bela ocasião, deve-se valorizar o esporte. Todavia, este fenômeno de unir uma grande aglomeração de pessoas com a exploração de outras pessoas parece-me contrário ao espírito do esporte, mas sobretudo é contrário à dignidade da pessoa humana. Portanto justamente há uma preocupação e as autoridades no Brasil estão fazendo o melhor possível para prevenir que ocorram esse tipo de abusos.(BF)

. Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: