terça-feira, 29 de abril de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/04/2014 - 3ª. feira – II Semana da Páscoa

 -  Atos 4, 32-37 – “um só coração e uma só alma”

Os primeiros seguidores de Jesus vivenciaram com inteireza o que o Mestre lhes propôs enquanto com eles permaneceu. Pelo poder do Espírito Santo, eles afinal compreenderam que o ser humano foi criado para viver em comum união, tendo a fé, a esperança e a caridade como base para os seus relacionamentos. O seu modo de viver era um testemunho concreto da ressurreição de Jesus e da força do Espírito Santo que os motivava a permanecer unidos e a partilhar a vida em um só coração e uma só alma. Como cristãos eles testemunhavam o despojamento dos seus próprios bens a fim de que ninguém passasse necessidade. Ainda hoje este é o sonho de Deus para a humanidade.   “Um só coração e uma só alma!”  O  Espírito Santo ainda está no meio de nós e tem poder para  nos fazer viver a unidade da Igreja primitiva. Todos nós temos oportunidade de colocar em prática a vivência dos 1ºs cristãos, quando nos colocamos à disposição dos nossos irmãos e irmãs, a partir da nossa casa, da nossa família. Temos muito que partilhar com todos. Não nos falta dom algum, temos bens, temos tempo, temos saúde, disposição e temos fé. A fé entra pelos ouvidos, toca o nosso coração e se manifesta também no nosso bolso.   Se, tivermos consciência de que ter fé implica em ação concreta de renúncia, de desapego e de generosidade, nós ajuizaremos melhor os nossos gestos em relação às pessoas que, bem à nossa vista, passam por situação de penúria.   Hoje, também, existem perto de nós pessoas que carecem de coisas materiais e espirituais. Precisamos partilhar o pão, mas somos chamados também a partilhar o Amor de Deus que recebemos e dividir com as outras pessoas as graças que cumulamos na nossa vida. Hoje também existem aqueles (as) que têm tudo materialmente, mas vivem infelizes porque não conseguem enxergar e ter experiência com as coisas espirituais, por isso, não têm nada.  Porque não sentem o Amor de Deus, não têm fé nem esperança, e nós, que somos privilegiados (as), porque as possuímos, muitas vezes, nos fechamos egoisticamente no nosso mundinho amealhando o amor de Deus que experimentamos e não O repartimos.   – Você tem usado o poder do Espírito Santo para ajudar a outras pessoas? – Você sabe repartir o que você possui com quem está necessitado (a)? Você tem partilhado o seu tempo presente com alguém? -  O que você está retendo consigo e não tem repartido com ninguém? – Você sabia que o Amor de Deus é o Espírito Santo? 

Salmo 92 – “Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!”

Nós vivemos o reino de Deus quando O reconhecemos como Rei e acolhemos Sua Majestade e o Seu poder. O Senhor reina na nossa vida quando ansiamos viver na santidade e na verdade todos os dias da nossa vida, cultivando o desejo de habitar na Sua casa pelos séculos dos séculos. Deus é Rei e o Seu trono está no meio de nós, porém é preciso que nós testemunhemos isso com as nossas ações.

Evangelho – João 3, 7-15 – “para nascer do alto!” 

Nicodemos buscava conhecer os segredos de Deus e foi à procura de Jesus que misteriosamente, lhe falou de coisas, aparentemente incompreensíveis: “Vós deveis nascer do alto!” “O vento sopra onde quer!” “Coisas da terra, coisas do céu!”     Apesar de não entender muito bem o que Jesus lhe falava, ele ousava desembaraçar os enigmas colocando as suas dúvidas para que o Senhor as elucidasse. Nós também não conseguimos entender a técnica de Deus e, somente Jesus poderá também nos ponderar sobre as coisas do céu segundo a visão do Pai. Nascer do alto é nascer do Espírito Santo, isto é, daquele que foi enviado do Alto para nos fazer alcançar os mistérios de Deus.  Nascemos do alto quando estamos entregues ao olhar de Deus e vivendo segundo os Seus pensamentos. Nascemos do alto também quando dizemos não à mentalidade do mundo e assumimos a mentalidade de Deus que se traduz em amor. Só  podemos descobrir os enigmas do céu quando procuramos Jesus a sós, e acolhemos a Sua Palavra que decifra e interpreta o desejo do Pai para cada momento da nossa vida. Se nos aprofundarmos na Sua Palavra perceberemos que as coisas do céu se traduzem na vivência dos conselhos evangélicos, como a doação, a partilha, a entrega, a humildade, a simplicidade, a compreensão, a mansidão etc. Todas essas virtudes são desejos que estão no coração de Deus para que ponhamos em prática aqui na terra.  Com a sabedoria do mundo nunca poderemos entender as “coisas do céu”. Só um espírito voltado totalmente para o alto, isto é, para Deus, pode viver as coisas simples da vida sem se questionar.   Muitas pessoas são versadas nas coisas da terra e vivem somente para essa vida que é passageira, por isso, não conseguem alcançar o reino de Deus. O reino de Deus, assim como o vento que sopra, já se manifesta no meio de nós quando praticamos as ações que o Espírito Santo nos inspira. Precisamos aprender a observar os sinais das coisas de Deus enquanto ainda caminhamos na terra, para que a nossa alma já comece a viver aqui, a alegria do céu. – Você também tem procurado a Jesus para esclarecer as suas dúvidas? – O que Ele   tem  lhe revelado? – Você tem vivido como um autômato ou já distingue o sopro do vento do Espírito Santo? Assim, Jesus Cristo tentava esclarecer que viera do céu para entregar-se por nós e que seria levantado na CRUZ para que todos os que Nele cressem tivesse a vida eterna.


Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: