quinta-feira, 24 de abril de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

24/04/2014 – 5ª. feira – OITAVA DA PÁSCOA 

-  Atos 3,11-26 – “ somos instrumentos de salvação ”

Assim como os israelitas correram para junto de Pedro por causa do milagre com o coxo, hoje também as pessoas se apegam aos homens que são apenas instrumentos de Deus.  Todos nós precisamos ter consciência de que Deus usa a cada um de nós como instrumento de salvação mesmo que também tenhamos contribuído para que Jesus fosse crucificado. O nosso pecado pregou Jesus na Cruz, mas Deus O ressuscitou e é graças à fé no nome de Jesus que nós também podemos operar os prodígios no meio do povo.  Todos nós podemos ser instrumentos de Deus para ministrar ao nosso próximo a cura, a libertação, a graça, a bênção. Ao invés de nos assombrar com o que acontece deveríamos, porém nos colocar  como portadores da graça libertadora que Deus quer realizar no mundo.  A função de quem anuncia Jesus deve ser a de conscientizar as pessoas de que Jesus é o único Senhor e que o primeiro passo para que elas possam assumi-Lo como tal, é o arrependimento que leva à conversão. E é esta a maior obra que  podemos realizar, a partir de nós mesmos (as):  assumir a salvação de Jesus na nossa vida pela fé que é um dom de Deus e dá a nossa resposta de conversão, nos arrependendo de nossos pecados para alcançar a misericórdia de Deus que é o repouso que Ele nos destinou. A Palavra de Deus é o farol que ilumina os nossos passos e nos motiva a assumir a vida nova que Jesus veio nos oferecer. Somos também filhos dos profetas na medida em que encarnamos o Verbo, isto é, Jesus Cristo que ressuscitou e veio para nos tirar da opressão a que ficamos sujeitos por causa do pecado. - Você também se considera um instrumento de Deus para operar prodígios e milagre em Nome de Jesus? - Você é daqueles (as) que olham mais para as pessoas e se esquecem de Deus? - A quem você pode está idolatrando e colocando no lugar de Jesus, O Justo?  - Qual a atenção que você dá aos pregadores, aos ministeriados e “curadores” que estão a serviço de Deus? 


Salmo 8 – “Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!”

Reconhecer a Deus como o Senhor de todo o universo não nos impede de também reconhecer que somos nós a obra prima da Sua criação. Devemos, porém, saber que tudo o que acontece é por graça de Deus; todo poder e autoridade que o homem e a mulher têm, vêm de Deus. Tudo o que existe é revelação do poder e da glória do Senhor que manifesta ao mundo a sua Onipotência. Portanto, mesmo que sejamos fracos e pecadores o Senhor nos concedeu o domínio sobre toda a criação. O poder do Senhor é quem nos move.

Evangelho -  Lucas 24,35-48 – “A alegria da ressurreição”

Vós sereis testemunhas de tudo isso”! Apesar da nossa limitação e da nossa pouca inteligência para as coisas do alto, essa também é a Palavra que Jesus nos dirige hoje. Somos nós hoje as testemunhas da ressurreição de Jesus e assim como os discípulos de Emaús correram para dar a notícia aos outros apóstolos, nós também somos convocados a ir adiante de Jesus anunciando o Seu reino e a Sua paz.   Ao aparecer no meio dos apóstolos Jesus mostrou-se a eles, marcado, cicatrizado, porém vivo e ressuscitado, desejando-lhes a paz, embora eles, num misto de medo e de alegria tivessem dificuldade de acreditar no que viam. Aos poucos, por meio das palavras e dos gestos de Jesus os discípulos começaram a entender o porquê de todos os acontecimentos.   Há em nós uma verdadeira incoerência de sentimentos quando tratamos das coisas de Deus. Misturamos sentimentos de surpresa e alegria com medo e incredulidade. As nossas reações denotam o caráter fraco da nossa humanidade quando qualquer coisa nos tira do sério. Jesus fez tudo o que pôde para convencer aos Seus discípulos de que era Ele mesmo quem se apresentava ali junto deles. Mostrou-lhes as mãos e os pés, e comeu diante deles para provar tudo quanto Ele antes já havia lhes anunciado. Para que possamos compreender Jesus nós precisamos nos aproximar Dele, tocá-Lo e alimentarmo-nos com Ele. Quando temos uma experiência com Jesus e chegamos a tocar no Seu mistério de Amor por meio da Sua Palavra nós também alimentamos a nossa alma e temos a inteligência iluminada para compreender a obra que Ele quer realizar em nós. Hoje também Jesus se apresenta a nós com a garantia da Sua Palavra e do testemunho dos Seus próprios apóstolos que deixaram para nós as marcas da Sua Ressurreição através dos seus atos e da missão que eles desempenharam. Nós também já recebemos o Espírito Santo de Jesus que abre a nossa inteligência para não somente entender as Escrituras, mas viver em função do que Ele deixou escrito para nós. Jesus Cristo sofreu e ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. Nós também sofremos, mas temos a garantia de que, como Ele, nós também ressuscitamos todos os dias dos nossos medos, frustrações, nossos sentimentos de morte, de tristeza, de infortúnio e incredulidade. A alegria da ressurreição, porém, é o que há de mais belo e duradouro no nosso coração. Mesmo que passemos por vales escuros de descrença e falta de fé nós sabemos que o Cristo ressuscitado está perto de nós e nos alimenta com o Seu Amor. Logo, logo, tudo passará e nós continuaremos com firmeza a ser as testemunhas que Cristo prometeu dar ao mundo. – Você aceita ser testemunha no mundo de que Jesus está vivo e atuante?    - Você agora entende melhor os acontecimentos que Jesus viveu? – E os acontecimentos da sua vida, você compreende-os? -  Você sente essa paz que Jesus veio nos dar? – Ela acontece em você apesar das suas dificuldades? – Você tem mostrado isso na sua vida?


 Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: