quarta-feira, 23 de abril de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

23/04/2014 - 4ª. Feira – OITAVA DA PÁSCOA 

-   Atos 3, 1-10 – ‘ os coxos no meio do caminho”

Caminhando para orar no templo Pedro e João se depararam com um homem coxo de nascença que costumeiramente encontrava-se ali, todos os dias pedindo esmola.  Os dois haviam testemunhado a ressurreição de Jesus, por isso, agora tinham uma nova visão das coisas que se lhe apresentavam, por isso, lançaram um olhar diferente sobre aquele homem e perceberam também nos seus olhos que ele precisava muito mais do que apenas uma moeda.  Hoje, sem presunção, nós também podemos nos considerar como Pedro ou como João e, conscientes de que Jesus se entregou, morreu e ressuscitou por nós, abraçar a missão que recebemos no nosso Batismo. Os discípulos haviam aprendido com o Mestre a não desperdiçar nenhuma oportunidade que tivessem, para fazer a vontade de Deus. Mesmo enquanto caminhavam para orar no templo, eles percebiam o que precisava ser realizado. Portanto, eles não ficavam apenas na oração, mas se colocavam de prontidão para agir.  Aquele homem coxo, estava  acomodado na sua ocupação de “pedir esmolas”. O seu ofício e o que ele fazia todos os dias era somente isto: mendigar algo para a sua sobrevivência.  Pedro e João, no entanto, agora já podiam dar àquele homem aquilo de que ele mais necessitava: a cura através da fé em Jesus Cristo. E isto  fez toda a diferença na  vida daquele homem porque mais do que uma esmola, ele recebeu a libertação. Hoje também, conscientes de que Jesus Cristo ressuscitado está no meio de nós e conta conosco para edificar o Seu reino, nós também não podemos perder a chance, mesmo quando nos dirigimos ao templo para rezar para adorar, para louvar e render graças. Às vezes, nós também nos perguntamos: o que temos nós para dar  aos “coxos” que encontramos no caminho e nos abordam  esperando algo que não temos ou não podemos dar?  Na verdade, porém, o que a maioria dessas pessoas precisa é de cuidado, de carinho, de uma palavra amiga que lhes dê ânimo e coragem para levantar-se de onde estão. Eles precisam conhecer Jesus Cristo e nós também, como os apóstolos, não temos ouro nem prata e nenhum tostão no bolso para dar a quem nos pede, porém, em Seu Nome podemos ajudá-las a levantar-se provando a elas o amor de Deus que mora no nosso coração. “Em Nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda”, eis o que devemos dizer àqueles que nos procuram. – Qual a sua reação quando encontra alguém necessitado que lhe estende a mão? -  Você algum dia já se encontrou na situação de pedinte? – O que na realidade as pessoas necessitam mais? – Você já tem feito alguma coisa em nome de Jesus? – Você “olha” para as pessoas que pedem esmola? - Hoje Jesus diz para você: “Levanta-te, anda, dá atenção aos coxos que tu encontrares pelo caminho quando fores tu também ao templo, para me adorares”. 

 Salmo 104 – “Exulte o coração dos que buscam o Senhor!”

Gritar o nome do Senhor significa testemunhar com a vida os Seus grandes feitos. Com as nossas palavras e atos nós manifestamos ao mundo a glória de Deus. A alegria e o louvor transbordam naturalmente do nosso coração e nós nunca poderemos esconder do mundo a nossa esperança, porque Deus sempre se recorda da aliança que fez conosco. E não podemos esquecer de que somos chamados a anunciar entre as nações os pequenos e grandes milagres que obtemos no nosso dia a dia de cristãos ressuscitados.

Evangelho– Lucas 24, 13-35 – “no meio do caminho, o encontro”

Assim como aconteceu com os discípulos de Emaús hoje também acontece conosco que iniciamos aqui na terra uma caminhada espiritual. Encontramos com Jesus e não O reconhecemos, porque colocamos barreiras e limitações humanas e não apreendemos a Sua Palavra que é cheia de significado e de vida.
Porque caminhamos absorvidos nas nossas dificuldades não nos detemos para decifrar os enigmas da nossa vida a fim de comprovar que o Senhor ressuscitado está muito perto de nós. Às vezes conversamos sobre as coisas que ouvimos falar nas Escrituras, no entanto, o que temos lido e aprendido não nos faz perceber que o próprio Jesus caminha conosco e Ele mesmo é quem nos fala.  Partilhamos a Palavra como se ouvíssemos falar de algo que aconteceu há dois mil anos e também, como cegos,  não enxergamos Jesus que, pela Sua Palavra se faz presente na nossa história para mudar o rumo dos acontecimentos. Como os discípulos de Emaús nós também esperamos que as coisas aconteçam diferentemente do que constatamos e que não deveria haver choro, nem sofrimento, e num passe de mágica as nossas dores deveriam desaparecer. Não admitimos o desencontro, o plano frustrado nem o que aconteceu fora dos nossos padrões de expectativa. Nós nos escandalizamos porque apesar de sermos pessoas de oração e nos considerarmos cristãos nós ainda não vimos se cumprirem na nossa vida as promessas que Deus já nos fez. Hoje Jesus quer fazer conosco como fez com os discípulos de Emaús e se apresenta diante de nós com o poder da Sua ressurreição, sem antes, porém, também nos repreende: “como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!” Hoje ainda, nós podemos reconhecer Jesus na Eucaristia, quando Ele próprio parte o Seu Corpo no Pão que sacia a nossa fome e eleva o Cálice do Seu Sangue que mata a nossa sede. Quando participamos de uma Celebração Eucarística e comungamos o Seu Corpo e o Seu Sangue nós também distinguimos que algo mudou dentro de nós e que também o nosso coração arde mesmo que nada aconteça de extraordinário. Jesus Cristo se faz presente no nosso caminho de uma maneira muito sutil e também muito simples.  Precisamos ter mais consciência de que possuímos um verdadeiro manancial de salvação ao nosso dispor e que se assim quisermos Jesus nunca irá sair de perto de nós quando chegar a noite escura da desolação.  Assim sendo,  também como os discípulos de Emaús somos motivados a dar a Boa Nova por onde passamos: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a mim”!  Tudo está escrito e marcado no nosso coração! Nunca mais seremos os (as) mesmos (as)! – Você já pode sair anunciando isto por onde passar? – Você ainda continua olhando apenas para as coisas ruins da sua vida ou já percebeu que Cristo parte o pão para você? – Você se considera uma pessoa inteligente para desvendar os enigmas de Deus? -


 Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: