segunda-feira, 21 de abril de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

21/04/2014 - 2ª. Feira – Oitava da Páscoa 

– Atos 2, 14.22-32 – “Os efeitos da ressurreição de Jesus Cristo”

Nesta leitura vemos como Pedro, antes tão fraco e covarde, agora, cheio do Espírito Santo assumiu o comando dos onze enfrentando com destemor a multidão para anunciar que Jesus Cristo vencera a morte. A experiência com Jesus ressuscitado e o poder do Espírito Santo fizeram com que Ele tivesse segurança e ousadia.  Reportando-se às Escrituras ele recordou as palavras de profecia do Rei Davi que antes já cantara de alegria e esperança por causa das promessas de Deus para os seus descendentes, através de Jesus Cristo!  Assim também a experiência com Jesus, vivo e ressuscitado, nos alenta e dá coragem e motivação para enfrentar os desafios.  Hoje também, como Pedro, podemos afirmar que Deus ressuscitou Jesus dos mortos e que somos testemunhas disso, pois sentimos acontecer em nós uma verdadeira metamorfose quando passamos de uma vida de pecado para uma vida nova, alegre, cheia de paz e centrada nos ensinamentos da Boa Nova de Jesus. Nós também nunca seremos abandonados (as) na região dos mortos e, mesmo passando pela morte física, a nossa carne repousará na esperança. Tudo na nossa vida tem um sentido. Os efeitos da ressurreição de Jesus Cristo se fazem sentir em nós depois dos sofrimentos e das dificuldades que enfrentamos aqui na terra, por isso nunca poderemos nos calar diante disso.  – O que falta para que você também tenha a coragem de testemunhar a ressurreição de Jesus, por onde andar? – Você sente os efeitos da ressurreição de Jesus? – A sua vida tem mudado? – Em que? – Como você tem enfrentado as dificuldades da sua vida?

Salmo 15 – “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!”

A esperança é a virtude que deve nortear a nossa vida espiritual e humana. Como o salmista nós também podemos afirmar ao Senhor: “Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria e até meu corpo no repouso está tranquilo: pois não haveis de me deixar entregue à morte nem vosso amigo conhecer a corrupção!” A corrupção é o pecado que enfeia a nossa alma e prejudica o nosso corpo. Repita muitas vezes esse trecho do salmo e guarde-a no coração durante todo o dia.
Evangelho Mateus 28, 8-15 – “fé e esperança para anunciar”

Alegrai-vos, não tenhais medo;  Ide anunciar”! Só poderemos dar testemunho de que Jesus está vivo e faz vida na nossa vida, quando vivenciamos realmente esses três mandatos.
Medo, alegria e destemor são sentimentos distintos, mas que nos assolam quando temos que enfrentar a realidade da nossa vida de cristãos e missionários. Podemos perceber isso naquelas mulheres que encontraram Jesus na beira do sepulcro.  Mesmo com medo, elas tinham o coração cheio de alegria e com destemor correram para dizer aos discípulos que Jesus havia ressuscitado.  O medo é a natural consequência da nossa limitação humana e é mais intenso na medida em que não conseguimos nos apoiar na fé e na esperança. A alegria é o sinal que, como cristãos, devemos dar ao mundo da nossa fé e esperança na ressurreição de Jesus.  O destemor é um sinal de que a nossa vida está guardada com Jesus e é a nossa motivação para também anunciar ao mundo a sua presença em nós. Quando nos apropriamos da Palavra de Cristo e assumimos as suas promessas nós também podemos atravessar o vale escuro sem nenhum temor, com alegria e coragem. Tudo na nossa vida passará e todas as dificuldades nós as poderemos suportar em vista da alegria de ter uma vida interior renovada pela presença de Jesus. Alegremo-nos: Jesus ressuscitou e está no meio de nós, vitorioso para nos fazer também vencedores.  - Você tem obedecido às ordens de Jesus? – Você cultiva a alegria? – O que o seu coração ainda teme? – Como você tem anunciado ao mundo a sua vida nova? – Você tem se apossado das promessas de Deus e confiando na Palavra de Cristo? – Então você já é um (a) vencedor (a)!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho







Nenhum comentário: