02/04/2014 – 4ª. feira – IV semana da quaresma
Reflexão Pessoal - Isaías 49, 8-15 – “o Senhor consola o Seu povo”
As palavras do Senhor por meio do profeta Isaías nos enchem de alegria e de esperança. O Senhor deseja nos salvar e nivelar os nossos caminhos, derrubar os montes que existem dentro de nós e nos fazer alegrar-nos em sintonia com o louvor do céu. Assim, pois, Ele nos conclama a sermos “elo de aliança entre os povos” promovendo a paz, sendo instrumento de reconciliação entre as pessoas e ajudando-as na sua reestruturação. Isto significa que fomos destinados (as) a ajudá-Lo na obra de salvação da humanidade. Somos instrumentos de libertação para o mundo e através de nós o Senhor tem muitos planos a realizar. Por isso mesmo Ele nos incentiva a manter firme a confiança nas Suas promessas. Ele nos escolheu para dizer aos que estão presos às dúvidas, indecisões e comodismo, “Saí”. Àqueles que estão escondidos nas trevas do pecado, da mentalidade do mundo: “mostrai-vos”. Para isto, somos amparados e exercitados no Seu amor! A nossa vida foi preservada para que possamos cumprir a nossa missão de ajudar na obra de salvação dos nossos irmãos. Nunca poderemos nos queixar de que o Senhor nos abandonou, porque, mais que uma mãe, Ele não poderá nos esquecer. Somos obras de Suas mãos e a nós Ele prometeu uma herança eterna. – Você já se sentiu abandonado (a) por Deus? – O que esta palavra quer dizer para você? – Qual será a herança que o Senhor destinou a você? – Será que você já pode usufruir dela desde já aqui na terra? – Pense sobre isso!
Salmo 144 – “Misericórdia e piedade é o Senhor!”
Perceba quais as qualidades que o salmista usa para definir o Senhor Deus! Ele é: misericórdia, piedade, amor fiel, paciência, compaixão, bondade, ternura, santidade, sustentador, justo, presente. Procure mais definições sobre o poder de Deus e Lhe faça um louvor igual ao que é feito no céu pelos anjos e santos.
Evangelho – João 5, 17-30 – “ através do Filho o Pai nos dá a vida”
Há uma comunhão perfeita na obra que a Santíssima Trindade realiza em nós e Jesus nos revela como acontece este trabalho do Pai e do Filho, no poder do Espírito Santo. O Filho trabalha em comunhão com o Pai e tudo que Ele faz é dirigido pelo Pai. Deste modo, o Filho realiza apenas o que vê o Pai fazer e a vida do Pai, é a vida do Filho e tudo acontece entre Eles por força do Amor. O Amor entre o Pai e o Filho é o Espírito Santo que mora em nós e é quem nos levará a fazer todas as coisas como Jesus fazia, a exemplo do Seu Pai. Pai e Filho, portanto, são para nós modelo de Unidade e Comunhão no Amor. Somos também chamados a encarnar em nós este exemplo de justiça e santidade aprendendo com Jesus e crendo Nele para que possamos possuir em nós a vida eterna. Por isso, neste Evangelho Jesus nos motiva a confiar no que o Pai reservou para nós, quando nos retirou da morte nos ressuscitando para a vida eterna por meio da ressurreição de Jesus Cristo. A vida eterna é, pois, uma realidade que já podemos apalpar, desde já. O que nos garante isto é a Palavra que já escutamos e vivenciamos aqui: “quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna”. Jesus não fala possuirá, mas possui, indicando que a condição para possuir esta vida nova é crer e ouvir a Sua Palavra, agora. A vida eterna depende da nossa adesão ao projeto de Jesus, crendo na Sua Palavra e não duvidando do Seu poder. Possuir a vida em si mesmo é possuir a vida divina. Fomos feitos à imagem e semelhança do Pai, portanto, nós também, unidos a Jesus, estamos unidos ao Pai e o Seu poder permanece em nós. Não precisamos nos admirar, é palavra de Deus e aqueles que a acolhem já sentem o seu efeito na sua vida diária. - Você acredita nisso? Você tem consciência de que o poder de Deus está em você desde que você esteja unido (a) ao projeto de Jesus? – Você já assumiu o ser cristão (ã)?- Você acha que também pode fazer as coisas que o Pai e o Filho fazem? – Como será o jeito do Pai e do Filho agirem? – Na sua vida, como tem sido a ação do Pai e do Filho? – Você Os tem imitado em relação aos seus irmãos e irmãs?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário