domingo, 30 de março de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



30/03/2014 - IV Domingo da Quaresma

  1ª. Leitura 1 Samuel 16, 1.6-7.10-13 – “o Senhor olha o coração”

Somente quem tem sintonia com o Senhor e está muito atento aos Seus sinais e moções poderá entender as Suas escolhas.   Humanamente falando nunca poderemos entender o modo de Deus agir, porque difere completamente do nosso modo de escolher. As deliberações de Deus, muitas vezes, são inconcebíveis aos nossos olhos.  As nossas eleições são feitas de acordo com a nossa empatia ou no melhor dos casos, a partir da capacidade que nós julgamos que a pessoa tenha. O Senhor, no entanto, “olha o coração” e vê claramente o que é essencial na pessoa para a missão que lhe será outorgada. O Senhor conhece aqueles (as) a quem Ele capacita de acordo com os Seus desígnios. Samuel, homem de Deus, a princípio foi traído pela sua humanidade, no entanto, teve paciência e esperou a confirmação do Senhor para ungir o rei que lhe seria apresentado. Assim, ele esperou pacientemente e, mesmo diante da perspectiva de não ter mais opções, ele foi mais além e fez uma pergunta meio sem propósito: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu de uma maneira muito simplória: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E no momento certo, não duvidou e ungiu David como rei de Israel. Com certeza, o pai de Davi nunca imaginara que o mais novo dos seus filhos, simples pastor de ovelhas seria o escolhido de Deus.     Com este fato nós aprendemos que precisamos esperar o tempo de Deus para que não atropelemos as Suas resoluções  pela pressa e falta de discernimento. Na nossa vida o Senhor também nos motiva a fazer escolhas segundo o Seu coração e  precisamos de muita prudência para não sermos enganados (as) pela aparência, das pessoas, das coisas e dos fatos que nos atraem à primeira vista. – Você tem tido paciência para fazer as suas opções de vida? – Você espera algum sinal de Deus para decidir as suas escolhas? – Você já perdeu a esperança de encontrar aquele (a) que você espera? – Talvez seja alguém que você nunca imagina, pois, aos seus olhos, é uma pessoa muito simples e sem expressão! Já pensou nisso?
Salmo 22 – “O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma”
Por isso mesmo é que somente Ele, o Senhor, pode fazer as escolhas corretas para a nossa vida. A Sua mão é segura  e firme e a Sua sabedoria extrapola as nossas conveniências. Confiando nisso, nós temos a perspectiva de caminhar com esperança pois nunca nos faltará coisa alguma, tudo será providenciado, no tempo certo.

2ª. Leitura  Efésios 5, 8-14 “ somos filhos da Luz!”

Nesta leitura São Paulo nos conscientiza da nossa condição de filhos da Luz, isto é, chamados a refletir a luz que emana de Jesus Cristo.  Assim ele nos convoca a sair da mornidão e da morte pelo pecado, para viver como filhos de Deus batizados em Nome de Jesus. Para que isso aconteça precisamos nos colocar sob Seu senhorio a fim de dar frutos de bondade, de justiça e de verdade, dando ao mundo testemunho as grandes obras de Deus na nossa vida. Tudo isso irá se refletir na nossa vivência humana e espiritual, pois aprenderemos a discernir o que agrada a Deus e fugiremos das obras do mal. Assim fazendo, as trevas não terão mais poder sobre nós e as nossas obras serão vistas por todos. A luz de Cristo nos tira da ignorância, da injustiça e da maldade e nos fará resplandecer de esperança diante de todos. – Você tem sabido refletir a luz de Cristo no mundo? – As suas ações dão testemunho da manifestação do amor de Deus em você? – Você já despertou para perceber que, diante de Deus você é responsável pelas pessoas com quem você convive?

Evangelho – João 9, 1-41 – “cegos são os que dizem que enxergam”


“Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não veem vejam e os que veem se tornem cegos”. Estas palavras de Jesus para os fariseus, que desconfiavam Dele diante da cura de um cego de nascença, abrem a nossa consciência para que enxerguemos a nossa cegueira espiritual diante dos mistérios de Deus. Enquanto não nos deixarmos curar por Jesus e ser invadidos pelo Seu Espírito, nós seremos sempre cegos e viveremos nas trevas. Somente a experiência pessoal com Jesus ressuscitado nos faz enxergar as coisas que antes não enxergávamos apesar de nos considerarmos pessoas esclarecidas. As coisas mais expressivas e essenciais à nossa felicidade estão escondidas dentro de nós e só o Amor misericordioso de Deus fa-las-á virem à tona. Foi isso que Jesus veio fazer. A história do cego de nascença vem nos mostrar que o pecado nos deforma e nos deixa na ignorância e na escuridão. Porém, a ação da graça e da bênção de Deus sobre nós revela ao mundo as Suas obras de libertação das nossas deficiências.  Enquanto aqui estamos é o tempo em que podemos usufruir de tudo o que o Senhor tem para nos dar. As nossas dificuldades e tribulações são como cegueiras e doenças incuráveis aos nossos olhos, porém o poder amoroso de Jesus por meio do Seu Espírito Santo, nos toca, nos harmoniza e nos faz superá-las, embora que as outras pessoas do mundo nunca entendam como isto pode acontecer. O Senhor nos cura e nos liberta para que, livres do pecado, possamos garantir que ninguém é um caso sem solução, porque Jesus Cristo veio salvar a todos. REFLITA – Você admite que em você ainda existam cegueiras que podem trazer para a sua vida, dificuldades e problemas? – Você já se expôs a ação do Espírito que santifica e purifica o coração, a fim de que seja curado (a? – Peça que Jesus toque nas suas “cegueiras”! Exponha as suas dificuldades e deixe-se, hoje, ser curado (a), para glória de Deus!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: