Terceiro sermão da quaresma: o padre Cantalamessa fala da Eucaristia como presença real de Cristo no altar
Cidade do Vaticano, (Zenit.org) Federico Cenci
O precioso dom da Eucaristia como sacramento foi o tema abordado pelo padre Raniero Cantalamessa em seu terceiro sermão da quaresma. Começando com um panorama histórico, o pregador da Casa Pontifícia identificou Santo Agostinho, com a sua obra "De sacramentis", como "o iniciador da teologia sacramental".

Antes do santo bispo de Hipona, no entanto, Santo Ambrósio já tinha começado a abordar a questão nos escritos "Dos sacramentos" e "Dos mistérios". Segundo o padre Raniero, Ambrósio "lançou as bases da futura doutrina da transubstanciação", contribuindo para "afirmar a fé na presença real de Cristo na Eucaristia".
O pregador citou a este propósito uma passagem significativa da obra "Dos sacramentos": "Este pão é pão antes das palavras sacramentais; quando da consagração, o pão se torna a carne de Cristo [...] Com que palavras se realiza a consagração e de quem são essas palavras? [...] Quando se realiza o sacramento venerável, o padre já não usa as suas próprias palavras, mas as palavras de Cristo. É, portanto, a palavra de Cristo que realiza este sacramento".
Nenhum comentário:
Postar um comentário