Missa das Cinzas marcou o início do período que, para os católicos, simboliza tempo de renovação
Para a Igreja Católica, o tempo agora é de conversão e renovação da fé Cristã. É preciso se preparar em oração para a grande festa que se aproxima, a Páscoa. O primeiro dia do período de 40 dias da Quaresma foi celebrado, na noite de ontem, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, com a realização da missa de cinzas, presidida por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza.
O primeiro dia após o Carnaval não desanimou os fieis, que lotaram a Igreja da Sé, no Centro da Capital, em busca de uma preparação para o período da Quaresma. O dever de conversão e da mudança de vida é simbolizado pelos católicos para recordar a fragilidade da vida humana. Na Quarta-feira de Cinzas, assim como na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica recomenda o jejum de carne, com o propósito de fazer com que os cristãos tomem parte do sacrifício de Jesus Cristo.
"Na Páscoa, todo ano celebramos o aniversário da entrega da vida de Jesus, que morreu por nós, foi sepultado e ressuscitou, e daí essa vida nova é anunciada como evangelho para o mundo inteiro, então esse presente ninguém pode nos dar, essa novidade é única, e é ela a razão da nossa fé, por isso nós buscamos nos preparar na oração, na caridade, na renovação da vida, na conversão da vida durante esses 40 dias de um modo especial pra celebramos a festa da Páscoa", explicou o arcebispo Dom José Antônio.
Segundo ressaltou, durante o período que se inicia, mudam-se muitos detalhes da liturgia, como, por exemplo, as vestimentas na cor roxa dos sacerdotes. "Significa que estamos vivendo um tempo de austeridade, que se vive no jejum, para ter com que partilhar com quem não tem, e na oração, para abrir o coração a Deus e às coisas espirituais mais do que viver buscando satisfazer só com coisas materiais", disse
.Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário