sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: IGUALDADE PARA MULHERES É PROGRESSO PARA TODOS


Nova York (RV) - Celebra-se neste sábado, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. As Nações Unidas destacam a importância de se alcançar a igualdade entre homens e mulheres. "Igualdade para mulheres é progresso para todos" é o tema do Dia Internacional da Mulher este ano.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgou uma mensagem afirmando que países com maior igualdade de gênero apresentam melhor crescimento econômico.
Segundo Ban Ki-moon, empresas com mais mulheres na liderança têm melhor perfomance. Ban afirma que acordos de paz que envolvem mulheres também duram mais tempo. Ele destaca ainda que a participação feminina nos parlamentos é essencial para a criação de leis nas áreas de saúde, educação e apoio à criança.
Ban Ki-moon afirma que "há provas claras de que a igualdade de gênero gera progressos" e por isso, ele espera que a máxima seja o centro da construção da agenda internacional do desenvolvimento.
No Dia Internacional da Mulher, Ban diz às meninas e mulheres do mundo que os direitos humanos e a igualdade não são um sonho, mas um dever dos governos, das Nações Unidas e de todos os seres humanos.
O Secretário-Geral também pede aos meninos e aos homens que cumpram seu papel e ajudem suas mães, irmãs e amigas a atingir seu potencial máximo.
Já a diretora da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, destaca que a data é uma oportunidade para reafirmar o compromisso pela igualdade de gênero, com trabalho conjunto entre mulheres, homens, jovens e líderes de nações, comunidades e religiões.
Mlambo-Ngcuka diz que com ação decisiva e com apoio à autonomia feminina, é possível resolver vários desafios do século 21, como pobreza, desigualdade, violência contra mulheres e insegurança.
Segundo a diretora da agência da ONU, as mulheres gastam a maior parte de seus salários para garantir o bem estar de seus
filhos e de suas famílias. Ela defende a participação da mulher na força de trabalho, por ser uma maneira de aumentar o crescimento econômico.
O diretor do Fundo da ONU para População, Unfpa, lembra que mulheres e meninas continuam enfrentando violações dos direitos humanos. Babatunde Osotimehin destaca que uma em cada três mulheres é sujeita a algum tipo de violência ao longo de sua vida. E milhares de meninas no mundo sofrem com a mutilação genital, apesar dos esforços para acabar com a prática.
O chefe da Unfpa pede mais compromisso com mulheres e meninas neste Dia Internacional da Mulher e destaca que a igualdade de gênero é também essencial para um futuro sustentável. (MJ/Rádio ONU).
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: