sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

BRASIL É O 3º PAÍS COM MAIS INTEGRANTES NO COLÉGIO DE CARDEAIS


Essa é a primeira lista de nomeação de cardeais do pontífice. Entre os nomeados, 16 têm menos de 80 anos e são "cardeais eleitores"

papa Francisco realiza no próximo sábado (22), no dia da festa da Cátedra de São Pedro, seu primeiro consistório no qual ordenará os 19 novos cardeais para integrar o Colégio Cardinalício, no Vaticano. 
 
Essa é a primeira lista de nomeação de cardeais do pontífice. Entre os nomeados, 16 têm menos de 80 anos e são "cardeais eleitores", ou seja, podem participar de um conclave, reunião de escolha de um novo papa. Pelas normas do Vaticano, 80 anos é a idade em que o cardeal perde o direito de participar da escolha de um novo papa. Dessa forma, os outros três cardeais assumem na condição de cardeais eméritos. 
 
Os cardeais têm a função de auxiliar o papa no desenvolvimento de seu ministério e trabalhar pela preservação dos fundamentos da fé católica. No Brasil, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, será ordenado cardeal da Igreja Católica. Com isso, o Brasil passa a ser o 3º país com mais religiosos aptos a votar na eleição de um novo papa: ao todo, cinco votos.
 
Além de dom Orani, o Brasil tem atualmente outros nove cardeais o último a ser nomeado foi o ex-arcebispo de Brasília João Braz de Aviz, em 2012, pelo papa Bento 16, que também elevou o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno Assis, em 2010, e o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, em 2007. 
 
Cinco dos atuais cardeais do país foram indicados pelo papa João Paulo 2º, entre 1988 e 2003, e o mais velho deles, o ex-arcebispo de São Paulo dom Paulo Evaristo Arns, 92, foi nomeado pelo papa Paulo 6º, em 1973. De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Brasil teve 20 cardeais o primeiro deles, dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, nomeado em 1905, também era arcebispo do Rio. 
 
Além do brasileiro, o papa Francisco escolheu cardeais da Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coréia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia. O último consistório foi realizado em novembro de 2012 por Bento 16. 

Fonte: Diário do Nordeste, com Folhapress

Nenhum comentário: