A Praça Luíza Távora, mas conhecida por Praça da Ceart, receberá este ano mais uma edição da EXPONATAL. Trata-se de um evento realizado pelaComunidade Católica Shalom, com o objetivo de proporcionar ao Fortalezense uma experiência com o verdadeiro sentido do Natal.
A Praça tem uma história a ser ressaltada. No início de 1920, um castelo foi erguido a mando do empresário Plácido de Carvalho e a sua esposa, Pierina. Eles moraram no palácio, até o falecimento de Plácido.Pierina casou-se novamente, agora com o arquiteto Emílio Hinko, que a pedido da sua esposa, construiu uma série de casas ao redor do palacete central.
O casal morou em duas dessas casas e em outros locais em Fortaleza, mas nunca moraram no palácio principal. Quando Pierina faleceu, sua filha tornou-se dona do complexo que depois foi adquirido por um grupo de empresários, que acabaram demolindo a edificação principal.
As outras casas pertencentes ao complexo existem até hoje e abrigam alguns órgãos estaduais. Nos últimos anos a Praça foi reformada, onde foram incluídos pista de skate, aparelhos de ginástica, rampas de acesso, novo piso. É um local destinado para a convivência familiar.
É possível visitar um vagão de trem, feito de madeira, que operou pela Rede de Viação Cearense (RVC). O mesmo teve as presenças ilustres de Padre Cícero, Rachel de Queiroz e Getúlio Vargas. Em outro ambiente, artigos do artesanato cearense podem ser apreciados.
Este local de ambiente familiar receberá de 12 a 15 de dezembro EXPONATAL 2013, onde o verdadeiro sentido do Natal será transmitido.
Fonte: Site da Comunidade Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário