Na tarde deste sábado (dia 23) o Papa Francisco encontrou-se com os catecúmenos, numa celebração inserida no encerramento do Ano da Fé. O encontro teve como tema “Prontos a atravessar a Porta da Fé”.
No início da tarde, os catecúmenos reuniram-se e foram lidos testemunhos em várias línguas. O Papa Francisco acolheu na Basílica de S. Pedro os 35 candidatos ao catecumenado. Estavam presentes cerca de 500 catequistas provenientes de 47 países. O Papa dirigiu-se a todos pronunciando uma catequese. As suas primeiras palavras foram para os catecúmenos, para os seus catequistas e famílias e afirmou que naquele momento sentia ter tantas coisas em comum com todos eles, sobretudo uma: o desejo de Deus.
O Santo Padre partiu da passagem Evangelho lida na celebração que mostra João Batista que indica aos seus discípulos Jesus como o Cordeiro de Deus. Assim, na sua catequese, o Papa Francisco escolheu três momentos que têm que ver com a experiência do catecumenado. Em primeiro lugar a escuta:
“Também vocês, queridos catecúmenos, escutaram aqueles que vos falaram sobre Jesus e propuseram-vos segui-Lo... No tumulto de tantas vozes que ressoam à nossa volta e dentro de nós, vocês ouviram e aceitaram a voz que vos indicava Jesus como o único que pode dar pleno sentido à nossa vida.”
O segundo momento é o encontro. Depois de terem encontrado o Mestre, os discípulos sentem algo de novo nos seus corações: a exigência de transmitir a sua alegria aos outros, para que o possam encontrar. Mas Deus vem primeiro ter connosco:
“Ele nos precede e espera-nos sempre. Não se cansa de esperar por nós...E quando o encontro acontece, nunca é apressado... Deus tem pressa de encontrar-nos mas nunca tem pressa de nos deixar... fica connosco...O nosso Deus tem sede de nós.”
A terceira indicação oferecida pelo Evangelho é o caminhar. Os dois discípulos caminham na direção de Jesus e depois fazem um pedaço de caminho com Ele:
“É um ensinamento importante para todos nós. A fé é um caminho com Jesus... certo que em alguns momentos deste caminho sentimo-nos cansados e confusos. A fé, porém, dá-nos a certeza da presença constante de Jesus em cada situação, mesmo a mais dolorosa e difícil de compreender.”
O Papa Francisco concluiu a sua catequese desejando aos catecúmenos um caminho percorrido com alegria e sempre recordando o dia e a hora em que pela primeira vez sentiram o olhar de Deus:
“Não esquecer nunca este olhar de Jesus, sobre ti! É um olhar de amor. E assim sereis sempre certos do amor fiel do Senhor. Ele é fiel. Ele nunca vos trairá!” (RS)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário