sábado, 5 de outubro de 2013
SECRETÁRIO-GERAL DA CNBB COMENTA VISITA DO PAPA FRANCISCO A ASSIS
O Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner comentou a visita do Papa Francisco à cidade de Assis, na Itália, ocorrida nesta sexta-feira, 4, lembrando o significado do nome "Francisco" para o atual Papa.
Dom Leonardo considera que ao escolher este nome, Bergoglio quis manifestar seu interesse pelos mais pobres, além de significar um estilo de vida, assumido pelo Pontífice.
“’Francisco é um programa. Eu creio que ele [o Papa] tem isso muito claro. Além da sua simplicidade, algo que lhe é característico, há esse modo direto de tratar as pessoas, de querer estar com os pobres, de viver de maneira pobre. Isso lhe é próprio, não foi acrescentado agora. Mas o nome Francisco, creio que coloca diante de si um programa e manifesta um desejo, não só pessoal, mas da Igreja. Isso é muito bom para nós!”, destacou o bispo.
O Papa Francisco é jesuíta, o que, segundo Dom Leonardo, influencia diretamente no seu modo de agir. Para ele, o hábito de ouvir é uma característica forte dos religiosos da Companhia de Jesus. “Ele ouve muito. É impressionante como ele ouve; é muito atento, muito sagaz na análise. Como jesuíta, é conhecido por ser um homem muito bem preparado intelectualmente, e ele o é".
Francisco é um religioso de Santo Inácio que não nega trabalho, ressalta o secretário-geral da CNBB, e tenta fazer isso no espírito de São Francisco, que também foi um “grande trabalhador” e “entendedor das coisas de Deus”. “Francisco de Assis anunciou o Evangelho de forma tão simples e direta que o povo via, era tocado, e o Papa Francisco quando fala toca as pessoas, não só pelo seu modo de ser, mas a sua palavra nos toca”, observou.
"Que São Francisco sempre o acompanhe, Santo Inácio o fortifique e Nossa Senhora estenda seu manto sobre ele", rezou Dom Leonardo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário