
O tema geral do encontro é “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. Do Ceará participam 60 pessoas ligadas a PASCOM e assessorias de comunicação do Regional Nordeste I. Segundo o secretário da Região Episcopal Sagrada Família, Glaubércio Valentim, o encontro está sendo o um momento rico de aprendizado, troca de experiências e de encontro com pessoas de todo o Brasil, além da importante experiência com a comitiva do Ceará.
O primeiro dia contou com a presença do professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Muniz Sodré, que possui uma longa trajetória na pesquisa em comunicação e é autor diversos livros. O acadêmico abordou questões relativas à cultura, mídia e religião. “Acredito que a mídia, hoje, se mostra como uma oportunidade para criar um novo tipo de consciência. Temos a internet, que apresenta inúmeras possibilidades. Para os cristãos, esse é um ambiente fértil, e que impõe diversos desafios”, disse.
Hoje, dia 29, terça-feira, as atividades do evento contaram com a Leitura Orante sob a ótica da comunicação e o seminário sobre “Comunicação comunitária e construção da cidadania”, com assessoria da professora Raquel Paiva (UFRJ) e dos debatedores; professor Juciano Lacerda (UFRN) e padre Manoel Filho, da arquidiocese de Salvador.
Constam na programação do evento Grupos de Trabalho (GT) e momentos para troca de experiências entre os comunicadores. Aproximadamente 70 relatos de pesquisa serão apresentados durante os dias de Mutirão.
Veja aqui fotos:
1º – Saída de Fortaleza e abertura do evento
2º – Palestra e outras
Com Informações do site da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário