05/09/13 – 5ª. Feira XXII semana comum
- Col 1, 9-14 - “Somos passageiros aqui na terra”
Pelo Batismo nós nos tornamos participantes da Luz e as trevas não têm mais poder sobre nós, por isso, temos em nós o sinal indelével de filhos amados e, por conseguinte, dos santos. Todos nós que caminhamos com Fé em Jesus Cristo possuímos a Luz do Espírito Santo a qual nos liberta do poder das trevas. Assim pois, Deus nos tornou capazes de participar da Luz que é a herança dos santos. Iluminados, pelo Espírito Santo, nós temos a capacidade de conhecer plenamente a vontade de Deus para nossa vida. O Senhor deseja que levemos uma vida digna Dele, para que lhe sejamos agradáveis em tudo e produzamos bons frutos em toda obra que praticamos. Na medida em que crescemos no conhecimento da vontade de Deus, nós seremos animados de muita força, paciência e constância. Somos passageiros aqui na terra, e a graça que recebemos no nosso Batismo é como que um bilhete de primeira classe que nos dá direito de fazer o percurso da nossa viagem terrena usufruindo de tudo quanto Deus nos destinou. Contudo, quando não temos consciência dessa realidade, nós peregrinamos como viajantes da última classe e as trevas nos impedem de enxergar o que Deus nos tem preparado. Precisamos tomar consciência da nossa situação privilegiada para que caminhemos peregrinando em busca do céu. - Como você está viajando nesta vida: passageiro da primeira ou da última classe? - O que você está esperando para se apropriar do lugar que Deus reservou para você?- Você se considera uma pessoa “iluminada” pela Luz de Deus? Salmo 97 – “O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações”
A salvação é oferecida a todos os homens e mulheres da terra. O poder de Deus se manifesta na vida de cada um por meio da sua justiça e do Seu amor fiel. Todos nós podemos contemplar desde já a salvação que Deus providenciou para nós, quando reconhecemos que Jesus Cristo é o nosso Salvador e O aclamamos como o nosso Senhor e Rei.
Evangelho – Lucas 5, 1-11 -“pescadores no reino de Deus ”
“Avança para águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca.” Ancorados nesta Palavra de Jesus, Pedro e os outros discípulos, depois de uma noite toda de pesca infrutífera, tiveram a coragem para voltar a pescar naquele dia. A Palavra se cumpriu e eles reconheceram o poder do ressuscitado. Esta mesma Palavra nos anima hoje a avançar na nossa pescaria que é a nossa luta em busca de paz, de felicidade, de vida plena. A todo o momento da nossa vida Jesus está à margem das circunstâncias que nos rodeiam e nos motiva a segui-Lo e receber Dele a orientação para prosseguir caminhando dentro do projeto que o Pai preparou para cada um. Para isso, a mensagem deste Evangelho nos motiva a nunca desistir e sempre tentar novamente. Saber que Jesus está perto e que, na pesca da nossa vida, Ele nos orienta, nos ilumina com o Seu Espírito é a garantia que temos para nunca perder a esperança e continuar lançando a rede do amor de Deus. Mesmo que também, já tenhamos trabalhado a noite inteira e nada tenhamos conseguido pescar ou que já se tenha exaurido a nossa capacidade de pedir, de suplicar, de esperar por alguma coisa da qual necessitamos, “em atenção à palavra de Jesus”, devemos prosseguir lançando as redes. Jesus nos orienta e providencia o peixe para nós, todavia, Ele necessita das nossas redes na vivência do Seu amor a fim de tomar para Ele as almas necessitadas de salvação. O homem é um ser criado por Deus com o objetivo de viver a harmonia com Ele e com o próximo e isso realmente só acontecerá quando ele se jogar nos braços do amor misericordioso de Deus. Jesus também nos chama para sermos pescadores de homens! As águas mais profundas são hoje, para nós, mais conhecimento, de Deus, da Sua Lei, dos Seus ensinamentos, dos Seus decretos. Quanto mais mergulharmos nas Escrituras mais encontraremos respostas para os nossos questionamentos e para as nossas angústias. Que a nossa pesca seja profícua e não se restrinja tão somente ao nosso circulo de amizade. Jesus quer que sejamos pescadores no Seu reino e a rede que Ele nos dá é o Seu amor misericordioso que nos perdoa e nos motiva a também perdoar. - Com que objetivo você trabalha e luta na vida? - No final, de quem será todo o resultado do seu trabalho? Para que servirá? - Você tem usado o Amor de Deus como rede para atrair as pessoas para Ele? Conte para todos o que mudou na sua vida, qual a sua esperança e o que você tem descoberto com a Palavra de Deus.
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário