quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PAPA FRANCISCO, NA MISSA EM SANTA MARTA: "PARA CADA CRISTÃO JESUS TEM UMA PROMESSA E UMA MISSÃO"


Quando vem o Senhor “tenho medo que passe e eu não dê conta” – foi com esta citação de Santo Agostinho que o Papa Francisco iniciou a sua meditação na Eucaristia na manhã desta quinta-feira na Casa de Santa Marta. O Santo Padre refletiu sobre os modos recorrentes em que Cristo se manifesta na vida de um cristão, oferecendo sustento e confiando uma missão.O Papa Francisco recordou o episódio do Evangelho de hoje quando Cristo se revela a Pedro, Tiago e João através do símbolo da pesca milagrosa. Nesse momento Jesus conforta Pedro, que tinha ficado impressionado com tal acontecimento, diz-lhe que o fará pescador de homens e convida-o a deixar tudo para o seguir. Segundo o Papa Francisco Jesus faz-se sempre presente nesta forma tíiplice na vida de cada um de nós: dá-nos conforto e apoio, pede-nos generosidade e confia-nos uma missão...
“Sempre il Signore quando viene nella nostra vita, quando passa nel nostro cuore, ti dice una parola, ci dice una parola e anche questa promessa: ‘Vai avanti ... coraggio, non temere, perché tu farai questo!’. E’ un invito alla missione, un invito a seguire Lui.”
“Sempre que o Senhor vem na nossa vida, quando passa no nosso coração, diz-nos uma palavra, uma palavra e também uma promessa: Vai em frente... coragem, não tenhas medo, porque tu vás fazer isto! É um convite à missão, um convite a segui-Lo...”
Todavia, assegurou o Papa Francisco, Jesus nunca nos pede de deixarmos tudo para uma missão sem nos declarar um objetivo concreto: “Segue-me por isto.” Algo de declarado e dinâmico, pois não é uma troca. Jesus não diz fazes isto e eu dou-te isto! Não!” Jesus diz fazes isto por esta razão e por esta missão concreta.Promessa, pedido, missão. Estes três momentos, disse o Papa Francisco, não têm que ver só com a vida ativa mas também com a oração e com a confiança na Palavra de Deus...
“E’ una vera preghiera cristiana sentire il Signore con la sua Parola di conforto, di pace e di promessa; avere il coraggio di spogliarci di qualcosa che ci impedisce di andare in fretta nel seguirlo e prendere la missione. Quello non vuol dire che poi non ci siano tentazioni. Ce ne saranno tante! Ma, guarda, Pietro ha peccato gravemente, rinnegando Gesù, ma poi il Signore lo ha perdonato. Giacomo e Giovanni ... hanno peccato di carrierismo, volendo andare più in alto, ma il Signore li ha perdonati”.
“É uma verdeira oração cristã ouvir o Senhor com a sua palavra de conforto, de paz e de promessa; ter a coragem de nos despirmos de algo que nos impede de andar com pressa de o seguir e levar a missão. Isto não quer dizer que não possa haver tentações. Haverá tantas! Mas, olha, Pedro pecou gravemente, renegando Jesus, mas depois o Senhor perdoou-o. Tiago e João pecaram por carreirismo, queriam subir mais alto, mas o Senhor perdoou-os.” (RS).

 Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: