sábado, 10 de agosto de 2013

UMA IGREJA QUE OUVE E QUE SABE FAZER-SE OUVIR

A Igreja precisa de uma nova política comunicativa para adaptar a própria presença no mundo digital. Já há anos é partícipe no mundo dos social media como sujeito universal. Contudo, exatamente pela sua natureza, a Igreja é também uma realidade  fortemente localizada, isto é, radicada no território. «É precisamente este  o novo desafio a enfrentar – diz monsenhor Paul Tighe, secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais – para desenvolver uma estrutura comunicativa que reflita a multidimensionalidade da Igreja enquanto rede, como uma comunidade de comunidades». A estrutura milenar da Igreja já reflete a natureza «glocal» da internet, sobre a qual com frequência falam os grandes peritos, ou seja, uma realidade que é global e ao mesmo tempo local. «Hoje – explica – devemos apoiar-nos precisamente nesta estrutura  para criar uma estratégia comunicativa que integre cada iniciativa eclesial. No Conselho temos conhecimento de numerosos projetos  criativos e dinâmicos,  capazes de anunciar o Evangelho no mundo digital. A nossa esperança é facilitar uma conectividade maior entre estes atores para os ajudar a partilhar as próprias experiências. Este tema estará no centro da plenária do dicastério, programada de 19  a 21 de Setembro próximo". 
Fonte: L'Osservatore Romano 

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