quarta-feira, 31 de julho de 2013

CCM PROMOVE EM OUTUBRO SEMANA DE FORMAÇÃOSOBRE PARÓQUIA MISSIONÁRIA


O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), a Comissão Episcopal para a Missão Continental e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), promovem, de 14 a 18 de outubro de 2013, a 4ª edição da Semana de Formação sobre Paróquia Missionária. O tema desta edição será “A Pastoral Missionária: natureza, âmbitos, caminhos".
“A iniciativa tem como finalidade refletir sobre a possibilidade da paróquia tornar-se efetivamente missionária, através de uma formação adequada de seus agentes, de uma reestruturação de seus âmbitos, de uma efetiva ação evangelizadora em seu contexto sociocultural e de uma animação missionária que a projete na cooperação intereclesial”, explica dom Sérgio Braschi, presidente do Conselho Missionário Nacional.
Os organizadores desejam que o evento sirva como estímulo para que aconteça efetivamente uma formação mais aprofundada entre os presbíteros do Brasil sobre esta temática. De acordo com dom Sérgio, o Documento de Aparecida recorda que "a todos nos toca recomeçar a partir de Cristo" (DAp 12) e almeja que "todas as nossas paróquias se tornem missionárias" (DAp 173). “Este importante Documento nos
pede que a conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”.
Poderão participar do curso padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas. O curso terá duas palestras pela manhã e oficinas temáticas no período da tarde. O conteúdo programático propõe os seguintes temas: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”; “A dimensão missionária das diversas mediações eclesiais”; “Participação da paróquia na dimensão universal da missão”; “Elementos de síntese para entender a pastoral missionária”.
O custo total do curso é de R$ 400, e inclui a hospedagem; alimentação e material didático. Para se inscrever e obter outras informações, clique aqui.


POR: CNBB

Nenhum comentário: