A partir de hoje até o dia 29 de junho, Fortaleza celebra a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores, uma tradição que se repete desde 1930 e atrai milhares de fiéis.
O momento mais esperado da celebração é a procissão de jangadas, quando a imagem de São Pedro é levada sobre um andor para o mar Foto: José LeomarDurante os quatro dias, a Igrejinha de São Pedro dos Pescadores e o calçadão da Beira-Mar ficarão ainda mais coloridos e animados: os locais irão receber quermesses, bandas de forró pé-de-serra, barraquinhas de comidas típicas, apresentações de quadrilhas e brincadeiras, como pescaria e argolas.
A festa é realizada pela comunidade de pescadores com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Toda programação é gratuita e destinada à toda população.
O destaque do período de festa acontecerá no dia 29, último dia de celebração, quando é comemorado o dia de São Pedro, protetor dos pescadores.
Fé e cultura
Na ocasião, haverá uma procissão de jangadas e missa de encerramento da festa, quando a imagem do padroeiro da comunidade pesqueira será levada sobre um andor para o alto mar. A Festa de São Pedro é uma celebração de fé e fartura, uma tradição da cultura litorânea que está ligada à arte de pescar e é reverenciada por muitos pescadores.
De acordo com a Secultfor, a Festa de São Pedro dos Pescadores e a igrejinha que leva o nome do santo representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza, sendo legitimado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura (Comphic).
SAIBA MAIS
Programação
Quermesse popular
Quando: 26, 27 e 28 de junho
Onde: Calçadão da Av. Beira-Mar
Atrações: Barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras tradicionais, pescaria e quadrilhas
Horário: 19h
Missa campal dos pescadores
Quando: 29 de junho
Onde: Em frente à Igreja de São Pedro dos Pescadores (Av. Beira-Mar, s/n, Mucuripe
Atrações: Procissão marítima de jangadas, quadrilhas e forró
Horário: 8h
Missa de encerramento
Quando: 29 de junho
Onde: Igreja de São Pedro dos Pescadores
Horário: 18h30
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário