terça-feira, 7 de maio de 2013

MARKETING CATÓLICO: DOM CLÁUDIO DEFENDE A RENOVAÇÃO DA FÉ CRISTÃ




O poder da comunicação para promover a divulgação da doutrina cristã entre os fiéis foi tema de palestras

Como anunciar o Evangelho nos dias de hoje e que meios utilizar para atingir esse objetivo? Esse é um dos questionamentos feitos no Brasil pela Igreja Católica na atualidade, reconheceu no fim da tarde de ontem o arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, ao participar do XVIII Encontro de Marketing Católico no Marina Park Hotel. A comunicação, adiantou, tem um papel importante nesses processos e vem sendo largamente utilizada para fazer o Evangelho chegar a um maior número de fiéis.

O arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, participou, em Fortaleza, do XVIII Encontro de Marketing Católico FOTO: TUNO VIEIRA

No encontro, dom Cláudio Hummes falou também do "Ano de Fé", instituído no mês de outubro do ano passado, no papado de Bento XVI, e que terminará no próximo mês de outubro. A proposta deste ano é de renovação da fé, através da leitura e da vivência da palavra de Deus, reiterou dom Cláudio, acrescentando que "o marketing sobre o qual estamos falando ajuda a propagar a fé, a doutrina".

Humildade
E, para ele, isso só é possível através da caridade. "A fé sem a caridade é morta", disse, defendendo que a prática do fiel seja voltada também para ações com os mais humildes, pela promoção da justiça social e da paz e contra a violência. "A vivência da caridade é o caminho para que possamos vivenciar o Evangelho, o que Cristo pregou, o amor pelo outro", frisou.

Ao ser interrogado sobre suas impressões até agora do papa Francisco, dom Cláudio declarou se sentir feliz e cheio de esperanças de que o atual chefe da Igreja promova as reformas necessárias na instituição. Ele próprio um franciscano, Cláudio Hummes se declarou confiante de que esse papado será humilde, mas rico em aproximação com o povo pobre de Deus.

Presente ao evento, o padre Lício de Araújo Vale, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Marketing Católico, explicou que o IMC nasceu em 1995 com a finalidade de discutir e organizar a melhor maneira de usar as ferramentas de "marketing" para levar a palavra de Deus aos católicos. "Sabemos que a comunicação social é muito importante nesse sentido", disse o padre, acrescentando que o instituto também se aprofunda não apenas nos meios, mas na forma e no conteúdo da mensagem que é transmitida pela Igreja

As mídias sociais têm um largo alcance para congregar as pessoas, sobretudo os jovens, considerou o padre Lício de Araújo Vale. "Para se ter um ideia de que nós constatamos o poder das mídias sociais basta citar que o arcebispo de São Paulo, dom Odílio Scherer, tem no seu Facebook mais de 32 mil seguidores", lembrou o religioso.

Fonte: Diário do Nordeste
MOZARLY ALMEIDAREPÓRTER

Nenhum comentário: