Amanhã, o arcebispo do Rio de Janeiro e gestor do comitê da Jornada Mundial da Juventude, dom Orani, faz palestra
Até o próximo dia 13 de maio, o Santuário de Fátima recebe milhares de fiéis que participam de celebrações com missas e adorações em homenagem à padroeira Nossa Senhora de Fátima. A programação já começou desde o último sábado, mas segue com diversas atividades até o dia da festa. Entre os destaques está a palestra de amanhã, às 20 horas, do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.
Além de missas, a população participa, até o dia 13 de novenas na Igreja de Fátima Foto: Lucas de Menezes
O sacerdote, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), irá falar sobre os preparativos para o evento, que deverá reunir, entre os dias 23 a 25 de julho no Rio de Janeiro, mais de 5 milhões de jovens na presença do papa Francisco.
Além disso, durante a programação no Santuário de Fátima, haverá novenas, que serão realizadas, às 18h30 de segunda a sábado e às 18 horas, no domingo. No dia 13, ocorrerá uma procissão. De acordo com o padre Ivan de Sousa, pároco do Santuário, a previsão é reunir mais de 120 mil fiéis no percurso que começa na Igreja do Carmo, no Centro de Fortaleza, às 18 horas e segue até a Igreja de Fátima, na Avenida 13 de Maio. "Todos os anos, nós temos a participação de mais de 100 mil pessoas, e neste não deverá ser diferente".
Também está em cartaz, no pátio do Santuário, a exposição Fátima no Mundo. Nessa mostra, que permanece aberta ao público durante todo o mês de maio, são exibidas as imagens de várias igrejas dedicadas à Nossa Senhora de Fátima em diversos locais do mundo. "São mais de 90 igrejas", destaca o padre Ivan de Sousa.
Público
Para os dias de novena, são esperadas mais de quatro mil pessoas. "Na semana, estamos esperando de 1.000 a 1.500 pessoas por noite, mas, no fim de semana, esse número aumenta e deve estar em torno de 4 a 6 mil pessoas. Depois do momento na igreja, também teremos a parte social, com música ao vivo, venda de comidas e bebidas, sorteios e bingo", anuncia.
Para o padre, Nossa Senhora de Fátima tem o poder de atrair as pessoas para os templos católicos. "É uma mística que não sabemos explicar, é um mistério que faz com que Nossa Senhora de Fátima atraia, mais e mais, as pessoas para a Igreja. A sua aparição nos coloca em uma profecia, em que a oração, a penitência e a conversão devem ser uma constante na vida dos cristãos".
Graças
A gratidão é o sentimento que mais move as pessoas a participarem das novenas e também das missas, sempre lotadas, a cada dia 13. Para a professora Edna Pinheiro, que vai às novenas há três anos, mesmo morando em Nova Jaguaribara, foi Nossa Senhora de Fátima que a livrou de um câncer no seio. "Estava com um nódulo e tive que fazer vários exames para saber se era ou não câncer. Graças a Deus, não era nada demais. Fiz o tratamento e estou curada".
O mês de maio sempre foi especial para a professora. "Durante todo o mês, lá na minha cidade, acontecem as programações dedicadas à Maria. Minhas filhas sempre participavam das coroações de Nossa Senhora, como anjos e ofertas. É muito bonito e também tem as missas, todo dia 13", relata.
Já a vendedora Tereza da Silva agradece pelo emprego, de acordo com informações dela, concedido após o pedido feito à Nossa Senhora de Fátima. "Sempre fui muito devota de Nossa Senhora de Fátima. Queria melhorar, não estava feliz no meu emprego. Hoje, estou ganhando melhor e satisfeita".
Fonte: Diáriodo Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário