quinta-feira, 30 de maio de 2013

CORPUS CHRISTI

Hoje, dia 30 de maio de 2013, a Igreja Católica celebra a Festa de 
Corpus Christi, ou como é oficialmente chamada a Festa do Santíssimo 
Corpo e Sangue de Cristo. Esta festa nos convida a refletir sobre o amor 
incondicional de Deus por nós e nos alegramos pela presença permanente 
de Jesus Cristo, o centro de nossa fé, nossa esperança e nossa salvação.
 
A festa é sempre celebrada na quinta-feira depois da Solenidade da 
Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de 
Pentecostes. Pode-se dizer que esta festa se constitui um desdobramento 
da Quinta-feira Santa. Quer comemorar a presença de Cristo como 
sacrifício eucarístico de seu corpo e de seu sangue. Esta solenidade 
deve ser vista em conexão com a devoção do Santíssimo Sacramento, que 
desabrochou poderosamente ao longo do século Xll e na qual se realçava 
de maneira particular a presença real de Cristo todo no pão e vinho 
consagrado.

 A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende uma 
recomendação do Código de Direito Canônico (art.944) que determina ao 
Bispo Diocesano que providencie, onde for possível, “para testemunhar 
publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia principalmente 
na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”. Em muitas cidades no Brasil 
é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de 
colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Católicos reverenciam e adoram a hóstia consagrada, pois de acordo 
com sua fé, nela está presente o corpo de Cristo. Esta presença se 
explica pela transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de 
Jesus. Não se trata de símbolo, rememoração ou lembrança apenas, mas de 
uma transformação real, embora as aparências permaneçam. A este 
movimento eucarístico estava ligado um grande desejo de contemplar a 
hóstia consagrada por parte do homem da Idade Média. Desejo este que 
levou, entre outras coisas, ao costume de elevar a hóstia depois da 
consagração, atestado pela primeira vez em 1200.

 A origem da festa de Corpus Christi remonta à história das visões 
de Juliana de Mont Cornellon. No ano 1246, o bispo Dom Roberto de Liège, 
introduzia essa festa pela primeira vez em sua diocese. Em 1264, o papa 
Urbano lV prescreveu-a para toda a Igreja. Na Bula de introdução 
“Transciturus” o papa fundamenta a instituição da festa e faz uma 
exposição mais ou menos global da doutrina da Eucaristia enquanto 
sacrifício e refeição.

O mesmo papa solicitou ao Santo Tomás de Aquino que compusesse os 
cânticos e orações para festa. O resultado foi algumas das mais famosas 
e emocionantes composições da música sacra, entre as quais podemos 
citar: “O Sacrum Convivium”, “Lauda Sion”, “Adoro Te Devote”, “Pange 
Lingua”, “Sacris Sollemnis” e ”Verbum Supernum” etc. A Eucaristia é a 
renovação do sacrifício de Cristo na cruz. É a celebração do amor 
infinito de Deus.

 O Catecismo da Igreja Católica afirma que: “O modo de presença de 
Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia 
acima de todos os sacramentos e faz com que ela seja como que o 
coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos”.

 No santíssimo sacramento da Eucaristia estão “contidos 
verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e Sangue 
juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por 
conseguinte, o Cristo todo”. (cf. Tomás de Aquino, S.Th., lll, 73,3). 
Esta presença chama-se “real” não por exclusão, como se as outras não 
fossem “reais”, mas por antonomásia, porque é substancial e porque por 
ela Cristo, Deus e homem, se torna presente completo” (cf. CIC, no. 1374).

Nenhum comentário: