segunda-feira, 6 de maio de 2013

COMEÇA PRIMEIRA EDIÇÃO DO "PÁTIO DOS GENTIOS" FORA DA EUROPA



O México é a primeira sede fora da Europa a hospedar o Pátio dos Gentios, encontro que promove espaços de reflexão e diálogo entre católicos e não-crentes. O Papa emérito Bento XVI, que lançou a iniciativa em 2009, o considera como uma ocasião para a Igreja ir ao encontro da "sociedade pluralista".


edição mexicana, que teve início nesta segunda-feira, 6, terá uma série de atividades nas Arquidioceses de México, Puebla e Monterrey, com a presença do Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

O tema central será "Laicidade e Transparência", e o debate terá representantes da Igreja católica, do mundo acadêmico, intelectual, econômico, social e político do país. A organização do evento, que termina na quinta-feira, 9, está por conta do bispo de San Cristóbal de las Casas, no estado de Chiapas, Dom Felipe Arizmendi Esquivel.

Quando no último mês de abril o Vaticano anunciou a edição mexicana, explicou-se que o país fora escolhido por ser “uma nação emblemática para América Latina por sua história e pela quantidade de católicos”, que constituem 87% da população.

Em entrevista, o sacerdote Eduardo Corral Merino, secretário-executivo das Dimensiones de Educação e Cultura, disse que no país “há uma grande necessidade de abertura a valores transcendentais, que deem consistência à sociedade... não podemos ficar com as nossas tragédias; devemos ser capazes de definir quais são os nossos grandes déficits e mudar esta realidade”.

Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

Nenhum comentário: