quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE










27/02/2013 - 4ª. feira II Semana da Quaresma

 Jeremias 18, 18-20 - “a provação é a prova da missão”

Todos nós nos enganamos quando imaginamos que porque estamos a serviço do reino de Deus as coisas serão definidas mais facilmente. Pelo contrário, quando nos propomos a assumir a nossa missão de batizados começamos também a enfrentar a oposição em todos os setores da nossa vida, principalmente no meio onde todos nos conhecem. Por esse motivo, precisamos ter consciência de que a provação que experimentamos no serviço do Evangelho é, justamente, o teste que nos garante se estamos sendo fiéis e perseverantes na nossa missão. Assim também pode acontecer na nossa experiência de pais e mães de família, de pessoas comprometidas com o bem, preocupadas em levar uma vida coerente com a vontade de Deus. De muitas maneiras ao longo da nossa vida somos perseguidos em vista da nossa fidelidade e honestidade no cumprimento das nossas obrigações. Nós também, como o profeta cobramos de Deus as más ações e a falta de gratidão das pessoas para conosco quando exercitamos as nossas funções. As lamentações do profeta parecem até que nos servem de exemplo, quando nos sentimos injustiçados (as) pela ingratidão de alguém a quem algumas vezes, tentamos ajudar e duvidam da nossa reta intenção. Na maioria das ocasiões elas nos testam, nos confundem e pressionam a fim de provarmos se, realmente, estamos seguros nas nossas escolhas, na nossa vocação, nas nossas decisões. Nem por isso, nós, como servos escolhidos de Deus podemos deixar morrer a lei, nem o conselho nem a Palavra, pois ajudar a construir um mundo novo a partir de nós mesmos (as) é a nossa missão. Mesmo injustiçados, (as), precisamos ser fiéis a Deus que também sofre com os desatinos do povo que Ele escolheu. Somos esse povo que uma hora sabe ser justo e depois pode tornar-se injusto. Deus sofre também, por nós. Os “inimigos”, muitas vezes estão dentro de nós mesmos. Nestes momentos o melhor será abrirmos o coração para Deus e sermos sinceros (as), pois, só Ele, é quem conhece tudo e poderá nos ajudar. – Você tem sido perseguido (a) no cumprimento da sua missão? - Você tem se queixado da ingratidão das pessoas? - E você, tem sabido reconhecer quando as outras pessoas querem ajudá-lo (a) ou não as compreende? - Faça como Jeremias, exponha suas inquietações ao Senhor- Escreva, faça as suas queixas!

Salmo 30 – “Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!”

Dentro de cada homem e de cada mulher que persegue ser fiel a Deus há uma rede traiçoeira tentando pôr abaixo os propósitos de fidelidade. Os nossos inimigos, na maioria das vezes estão dentro de nós mesmos (as). Há horas, em que como o salmista, nós nos sentimos apavorados (as), intranquilos (as), num beco sem saída. Porém, como ele nós também podemos dizer: “Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!”

Evangelho - Mateus 20, 17-28 – “na subida para Jerusalém!”

No caminho para Jerusalém, Jesus explicava aos Seus discípulos que a finalidade daquela viagem era a de que Ele, o “Filho do homem” pudesse assumir a Cruz e se entregar à morte para remissão dos pecados de toda a humanidade, assegurando, porém que no terceiro dia ressuscitaria. No entanto, eles, que pensavam somente em “levar vantagem em tudo” miraram apenas o fato de que no final Jesus pudesse assumir um “alto posto” e com isso, alguém também pudesse ser beneficiado. A narrativa nos esclarece que a mãe de Tiago e de João, foi a primeira a pedir privilégio para os seus dois filhos. Jesus, porém, com muita propriedade colocou nas mãos deles a gravidade daquele pedido quando lhes propôs beber do mesmo cálice que lhe tinha sido reservado. Inconsequentemente os dois responderam que estavam preparados para tal feito. Nós também somos assim! Desejamos levar vantagem em tudo e não medimos as consequências quando pleiteamos alcançar alguma coisa que amacia o nosso ego e nos proporciona força e poder.
No entanto, como Jesus, nós precisamos aprender a esperar com confiança tudo o que o Pai tem providenciado para nós e nossos filhos. Precisamos apreender que nem tudo o que almejamos nos será concedido, mesmo que nos consideremos os mais capacitados para receber o prêmio desejado.
Jesus caminhou para cumprir a Sua Missão de Salvador dos homens e, se somos Seus discípulos, nós também precisamos viver o mesmo que Ele viveu assumindo a Salvação que nos foi oferecida dando passos de conversão. Com Jesus nós também aprendemos a exercer com determinação a missão que o Pai nos destinou quando nos colocou aqui na terra. Jesus subiu para Jerusalém!
Para nós, hoje, subir para Jerusalém significa perseguir a vontade de Deus, e passar por dificuldades, provações e perseguições, certos de que, no “terceiro dia”, isto é, no momento certo, nós também ressuscitaremos com Ele. Não podemos nos enganar como os apóstolos que pensavam somente na glória que viria e assim queriam tomar assento ao lado do rei da glória.
A vontade do Pai é ressuscitar-nos como Ele ressuscitou Jesus e é já nesta vida terrena que damos os passos para essa conquista: “quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor”; “quem quiser ser o primeiro seja vosso servo!” Aos olhos do mundo ser grande é ser o primeiro, ter poder, fama e glória. No seguimento de Jesus ser grande é saber servir, é ser útil, é viver com sentido até no sofrimento aproveitando as lições que a vida nos dá.
Jesus também, hoje, pacientemente continua a nos ensinar a ser grande como Ele é grande no amor, na justiça e na santidade. – De acordo com os conselhos de Jesus você se considera, grande ou pequeno (a)? - Qual é a dificuldade que você encontra em acolher essa maneira de ser grande? – Você tem aprendido e praticado o que Jesus tem lhe ensinado? - Você
deseja possuir a glória de Deus? – Você aceita participar da Cruz de Jesus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: