quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

» 30/01/13 – 4ª. feira III semana comum


Reflexão pessoal – Hebreus 10, 11-18 – “um sacrifício único”

Este trecho da carta aos Hebreus nos esclarece de uma vez por todas que Jesus Cristo ofereceu um único sacrifício pelos pecados da humanidade. Portanto, podemos ter a certeza de que Ele já alcançou para nós a vitória, está sentado à direita do Pai e espera somente a nossa adesão para que os inimigos sejam postos debaixo dos Seus pés. Os nossos inimigos são os nossos pecados. Assim sendo, pela Sua entrega, fomos purificados e salvos, e estamos em processo de conversão e santificação que são uma obra do Espírito Santo, o Auxiliador que Jesus já nos enviou. Compete a nós que já recebemos o Espírito Santo, nos deixarmos guiar pelas leis que o Pai mesmo escreveu nos nossos corações e na nossa mente. Por meio de Jesus Cristo, Deus fez conosco uma nova aliança, que se baseia agora na Sua misericórdia e no esquecimento das nossas iniquidades. É hora de nós, agora, conscientes, deixarmos que Jesus Cristo, o nosso Senhor, tome conta da nossa vida e dê o norte para as nossas ações. O perdão de Deus apaga os nossos pecados e o inimigo já não tem mais poder sobre nós. Porém, a nossa entrega total ao nosso Salvador Jesus Cristo é quem fará que o Espírito Santo se manifeste na nossa vida a fim de que tenhamos comunhão com o Pai. O propósito de Deus é que tenhamos uma vida de qualidade, compartilhando com Ele as nossas dificuldades, sendo abertos (as) e disponíveis uns para com os outros. Não é um monte de rituais cansativos e uma longa lista de exigências que Deus preparou para a nossa vida, mas a concretização do Seu amor nos nossos relacionamentos. – Por que nós ainda insistimos em não nos deixarmos guiar pelo Espírito de Deus? - Você se deixa dominar pelos “inimigos” que lhe rodeiam, ou já percebeu que Jesus já conquistou a vitória sobre eles? – Que inimigos têm lhe perturbado o espírito e tirado a sua paz: o orgulho, o egoísmo, a impaciência, o ciúme, a inveja, a maledicência, os vícios, o julgamento, a libertinagem? – Jesus já venceu a todos eles, portanto, se entregue a Ele.


Salmo 109 – “Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedeque!”

O Salmo nos ensina a reconhecer Jesus como o Sacerdote da Nova Aliança, ordenado por Deus e assentado à direita do Pai com poder para pisar os inimigos. Portanto, a Palavra de Deus se cumpriu e nós devemos também proclamar: “Tu és, Senhor o Eterno Sacerdote e a Ti nós entregamos a nossa causa!”

Evangelho – Marcos 4, 1-20 – “semente em terra boa!”

Neste Evangelho Jesus compara o nosso coração a um terreno onde é plantada uma semente. E explica que esta semente é a Palavra de Deus jogada na terra do nosso coração e que, na medida em que for acolhida será também, compreendida e em consequência vivenciada. Refletindo sobre a exposição que Jesus faz dos tipos de terrenos, todos nós temos a chance de sondar a terra do nosso coração e perceber se a Palavra está ou não dando frutos na nossa vida. Ou, se pelo contrário estamos apenas nos preocupando em ouvir falar das coisas de Deus, mas ela não dá fruto na nossa vida, porque não a estamos pondo em prática. Por causa das preocupações, do trabalho, das ocupações, das tribulações nós nos afastamos e não perseveramos adubando a terra e regando a semente. Percebemos que Jesus explicou a parábola apenas para aqueles que estavam próximos a Ele, os seus discípulos. Eles subiram na barca com Jesus, estavam perto Dele, O escutavam e, por isso, tinham a chance de apreender melhor. “Para os que estão fora, tudo acontece em parábolas”, foi esta a explicação que Jesus deu a eles! Assim sendo Jesus nos dá a chave do mistério do reino de Deus: estar próximo a Ele, subir na Sua barca que é a Igreja! Quem está longe das coisas de Deus, longe da Igreja, vê, mas não enxerga, escuta, mas não compreende, por isso não se converte e permanece na escuridão. Na Igreja e em comunidade nós temos a oportunidade de escutar melhor para entender os ensinamentos de Jesus. O terreno do nosso coração só será uma terra boa quando a Palavra acontecer na nossa vida e assim, mesmo no meio das provocações, nós darmos testemunho da nossa fé e confiança nos desígnios de Deus para nós. - Onde você tem buscado o entendimento das coisas de Deus? – Quando você “escuta “ a Palavra de Deus tem o propósito de vivenciá-la? – Você tem acolhido a Semente da Palavra com o coração aberto? – Você procura sempre estar na barca com Jesus? – Qual é a barca de Jesus para você?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: