domingo, 27 de janeiro de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


27/01/13 - III Domingo comum
 
– 1ª. leitura – Neemias 8, 2-6.8-10 – “a alegria do Senhor é a nossa força”
 
A Palavra de Deus tem poder para nos transformar, nos edificar e animar. Quando nós também a compreendemos e mergulhamos na Sua mensagem nós somos tocados pela força do Espírito que tem poder para mudar as estruturas do nosso coração, arrancar as nossas raízes e nos fazer assumir uma nova mentalidade.  Por isso, também muitas vezes nos emocionamos, choramos arrependidos e somos chamados a assumir compromisso com o reino de Deus. A Palavra de Deus é motivadora,  por essa razão,  quando  a lemos e a compreendemos,  nunca ficamos parados e omissos, mas aptos a viver a nossa missão com alegria. Mais do que tudo precisamos compreender que a principal característica da Palavra Sagrada é a revelação do Amor de Deus, por isso, Ela é fonte de alegria e de esperança. A Palavra é a voz do próprio Deus que nos ensina, nos admoesta, nos exorta, nos perdoa e nos ajuda a abranger a profundidade do Seu amor! Quando nos acostumamos a meditar com a Palavra de Deus todos os dias, percebemos que a nossa vida se torna uma resposta e uma afirmação a tudo que Ela nos propõe. Por isso, não podemos ser tristes nem chorar por causa das dificuldades. “A alegria do Senhor é a nossa força”  e todo dia é para nós “um dia consagrado ao Senhor nosso Deus”. O Senhor nos manda ir para a nossa casa e comemorar o dia que Lhe é consagrado partilhando com aqueles que ainda não têm. Todo dia deve ser dia santo do Senhor na nossa vida, porque a Sua graça e justiça também se manifestam em nós, diariamente. Portanto, não percamos tempo em ser tristes e acabrunhados (as): a lei de Deus é o Amor e é Nela que nos amparamos.  A Palavra de Deus tem sido eficaz na sua vida? Você sente a alegria do Senhor?  – O que significa pra você um dia santo? – O que você costuma comemorar em dia santo? – Você partilha com alguém, o alimento, o tempo e a vida ou você tem usufruído sozinho (a) de tudo que você tem?

Salmo 18B – “Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!”
 
Salmodiar a lei e os preceitos do Senhor é cantar louvores com a alma. Reconhecer que o mandamento do Senhor é alegria ao coração é apossar-se dessa alegria para viver uma vida sábia. Todo o reconhecimento que a gente tem diante da grandeza do Senhor é fonte de onde jorram a esperança, a alegria e a paz. Portanto, cantemos ao Senhor com os nossos lábios e a voz da nossa alma e alegria permanecerá em nós.
 
2ª. Leitura 1 Coríntios 12, 12-30 – “  por um mundo mais justo”
 
É o Espírito Santo quem dá a unidade da Igreja. A igreja é o Corpo de Cristo e nós somos os membros deste Corpo. Portanto, temos a forma de Cristo e embora sejamos diferentes nos dons, no jeito de ser, no temperamento, formamos uma comum unidade.  Temos histórias diferentes, porém, a mesma origem: viemos do céu e aqui na terra continuamos sendo cidadãos do céu. Ninguém fica de fora do Corpo de Cristo, porque Jesus morreu por todos para formar um só povo em Seu Amor. A unidade da Igreja é um referencial para que  também possamos vive-la na nossa família, na nossa comunidade. Dependemos uns dos outros e nunca poderemos nos sentir autossuficientes dispensando a ajuda de quem quer que seja. Mesmo aquele membro que é mais humilde e desprovido há de ter vez e voz com a mesma importância dos outros. E, assim como nós zelamos pelo nosso corpo físico, cuidando dele e o exercitando para que esteja disposto e saudável, assim também nós devemos fazer uns com os outros.  Quando um membro do nosso corpo  está sofrendo, todo o nosso corpo se ressente e sofre. Às vezes estamos angustiados (as), pesarosos (as), tristes e não sabemos o por que! No entanto, devemos ter a consciência de que a nossa tristeza ocorre porque no mundo muitas pessoas estão sofrendo e o sofrimento do mundo se reflete em nós e nos angustia. Fomos batizados num só Espírito e Dele recebemos dons para   nos ajudar mutuamente, contribuindo para um mundo mais justo. – Como você tem tratado dos membros do seu corpo físico? – Você tem feito o mesmo com os membros do Corpo de Cristo? – Qual é o seu lugar no Corpo de Cristo, que é a Igreja? -  Você dá importância a todas as pessoas com quem você convive?
 
Evangelho – Lucas 1, 1-4; 4,14-21 –“a Missão Salvadora de Cristo”
 
 Quando mergulhamos na Palavra de Deus nós percebemos a dimensão da Missão Salvadora de Cristo e como todos os fatos têm coerência dentro do Projeto de Deus para a humanidade. Mesmo para as coisas que, às vezes, nós não compreendemos, nós encontramos mais adiante, a resposta. A Palavra de Deus também nos ajuda a descobrir qual o itinerário que Deus já designou para que vivamos ajustados à Sua vontade e abraçando a salvação de Jesus. Jesus Cristo é a figura central de toda a Escritura e os acontecimentos que antecederam à Sua vinda são um sinal para a humanidade de que Ele veio para cumprir a promessa de salvação de Deus Pai. A Palavra nos dá o norte e nos coloca em consonância com a Missão de Jesus que hoje é também a nossa missão.  E foi analisando a Lei de Deus que Jesus também pôde compreender qual a missão que Lhe fora destinada. A força do Espírito impulsionava Jesus a reconhecer, abraçar e, até anunciar o seu ministério. No tempo preciso Ele entendeu que o Seu encargo seria o de levar a humanidade para Deus. Anunciar a boa nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos, recuperar a vista dos cegos e apregoar a misericórdia do Pai. Tudo isto Jesus cumpriu quando viveu aqui na terra e hoje continua cumprindo através de cada um de nós que entende que a sua missão é a mesma Dele. O Espírito Santo é quem nos dá a unção para, em Nome de Jesus, também curar, libertar, restaurar a visão e alardear a sua misericórdia.  - Você também tem buscado na Palavra o Caminho que Deus já traçou para sua vida? – Você se sente co-responsável  com a Missão de Jesus? – Como você tem exercido essa missão? – Você tem encontrado ajuda do Espírito Santo? – Você tem procurado nas Escrituras também uma missão específica para você?
 
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: